A interação autor-texto/contexto-leitor como estratégia persuasiva multimodal: uma análise da campanha #maternidadesemjulgamentos, do Boticário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34874

Palavras-chave:

Campanha publicitária, Estratégias argumentativas, Relações multimodais, Gramática do design visual

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar como os sentidos são construídos na publicidade #MaternidadeSemJulgamentos, do Boticário, a partir das relações multimodais no texto e de algumas das categorias propostas por Kress e Van Leeuwen (2006) em sua Gramática do Design Visual, a fim de identificar estratégias persuasivas presentes nessa peça publicitária. Para tanto, analisa uma amostra de 9 (nove) fotogramas provenientes desse texto audiovisual e explora as categorias da  Argumentação (Amossy, 2017, 2020; Fiorin, 2020). Os resultados revelaram que estereótipos de gênero, o ethos e o pathos são estratégias argumentativas recorrentes nessa campanha do Boticário, e a culpabilização enaltecida da mãe diante de suas escolhas em relação à filha é uma estratégia para dizer o oposto. Mas, essa estratégia pode não ter sido tão eficaz, mediante as polêmicas que o anúncio gerou, bem como as interpretações diferentes que ele teve. Os sentidos são construídos a partir da representação de poder e imponência atribuídas à advogada de acusação desde sua entrada até o momento final do júri popular; as emoções da plateia veiculadas literalmente e por inferência, mediante processos simbólicos, foram circunstâncias para reforçar a adesão popular e do observador/leitor quanto ao que culturalmente se tem como convenção. Essa pesquisa revela também que mudanças nos estereótipos de gênero aceitas e difundidas socialmente precisam ser adotadas para que esses juízos de valores recorrentes à figura feminina não as limitem e nem as impeçam de serem valorizadas como de fato devem. Ela também aponta para a relevância de  conceitos provenientes da  Semiótico Social na construção de estratégias de representação pela publicidade.

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Biografia do Autor

Ananda Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Estudos Linguísticos, na Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS. Atualmente, Profa. de Língua Portuguesa com vínculo junto à Secretaria de Educação do Estado do Piauí-SEDUC/PI e Técnica em Assuntos Educacionais, no Instituto Federal do Maranhão. 

Wellington Borges, Universidade Estadual do Piauí

Possui  doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB - 2018). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e professor associado da Universidade Federal do Piauí, atuando nos cursos de licenciatura em Letras. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, Tradução Audiovisual, Legendagem, Inserção Tecnológica e Ensino de Línguas, Semiótica, Multimodalidade e Texto Visual.

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

OLIVEIRA, A.; WELLINGTON BORGES GOMES, F. A interação autor-texto/contexto-leitor como estratégia persuasiva multimodal: uma análise da campanha #maternidadesemjulgamentos, do Boticário. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 181–200, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34874. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34874. Acesso em: 21 dez. 2024.