Periquillo Sarniento: uma narração da educação como obstáculo à autonomia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n2ID10371

Mots-clés :

Educação. Literatura. Autonomia. Sociedade.

Résumé

Periquillo Sarniento, obra de José Joaquim Fernández de Lizardi, foi escrita com o intuito de denunciar à sociedade a educação então vigente (inicio do século XVIII) e o seu impacto individual e social. Este trabalho, de natureza bibliográfica, visa compreender as denúncias do autor no âmbito da educação, principalmente no que confere ao desenvolvimento da autonomia e ao seu impacto no indivíduo e no meio social. Metodologicamente, utilizou-se a análise do discurso, juntamente aos aportes teóricos de grandes pensadores da educação. Os resultados indicam que os discursos presentes no romance apontam não só para a importância da autonomia exógena, construída sobre a exterioridade do sujeito sob a tutela da educação, mas também para a dificuldade de professores e alunos em lidar com o meio justamente pela falta de autonomia, uma vez que são herdeiros de uma educação analógica, mecanicista e heterônoma, que lhes dificultou o desenvolvimento de reflexões e atitudes e que impacta não apenas o indivíduo, mas também a sociedade, terminando, com isso, por favorecer o status quo. A importância do estudo deve-se ao fato de que esses discursos abrangem toda a educação de um estudante e mostram como ela afeta sua vida pessoal e social, o que oportunizou pensar sobre esta educação e em maneiras de modificar a nossa, pois embora a obra seja antiga, as críticas são atuais. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, UnB

Docente da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação/MTC. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, com ênfase em Pedagogia e na Didática atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Didática, Educação, Pedagogia, Ludicidade, construção do conhecimento e Ensino Médio. No âmbito da gestão atua como Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora membro: do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – GEPFAPe; do Grupo de Estudo e Pesquisa Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL) e do Grupo de estudos e pesquisas sociedade e espaço.

Angélica Gisele Melo Silva, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS

Angélica Gisele Melo Silva, Graduanda de Letras (licenciatura) - Língua e Literatura Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de Brasília (UnB). Foi monitora em diversas matérias na mesma. É professora de língua espanhola no Sistema Coc de ensino. Atua no projeto de extensão Livros Abertos do Instituto de Psicologia da UnB. Desenvolve estudos e pesquisas junto ao GEPPESP sobre educação e autonomia e no Poética, Ética, Política, sobre a critica a sociedade na literatura.

giselemeolo@gmail.com

Publié-e

09-12-2016

Comment citer

DANTAS, O. M. A. da N. A.; SILVA, A. G. M. Periquillo Sarniento: uma narração da educação como obstáculo à autonomia. Revue Odisseia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 124 – 141, 2016. DOI: 10.21680/1983-2435.2016v1n2ID10371. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10371. Acesso em: 22 nov. 2024.

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