Do sagrado ao profano: uma leitura dos espaços de A volta ao lar, de Harold Pinter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2025v10n1ID39026

Palavras-chave:

Espaço, Feminino, Sagrado e Profano, Teatro do Absurdo, Transgressão

Resumo

Este artigo consiste numa análise da peça A volta ao lar (1965), do dramaturgo inglês Harold Pinter. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo abordar questões referentes ao profano e ao sagrado a partir dos espaços expostos no drama, bem como apresentar possíveis características do Teatro do Absurdo na obra de Pinter, articulando diálogos diversos com outros elementos, tais como, a transgressão e a figura do feminino. O estudo é embasado nas contribuições teóricas de Bachelard (1998), Coutinho (2015), Cunha (2004), Eliade (2018), Enoque; Borges; Borges (2016), Esslin (2018), Marinho (2016), Mielietinski (1987), Nora (2012), Oliveira (2001) e Santos (2017). Para tanto, a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, constitui o percurso metodológico do artigo. Assim, o presente trabalho procura contribuir significativamente com os estudos críticos e literários, com ênfase à dramaturgia. Entre letras que transgridem, Harold Pinter desafia e supera padrões impostos.

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Biografia do Autor

Júlio Lopes Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – PPGLe-UEMASUL. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Franco – MA. Membro do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos de Imperatriz (GELITI).

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestre em Letras, Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1981). Professor Adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), coordenador e professor permanente do Curso de Mestrado em Letras da UEMASUL, docente permanente do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Membro do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos de Imperatriz (GELITI). 

Antônio Coutinho Soares Filho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em Literatura (Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT/Campus Araguaína). Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

LOPES CRUZ, Júlio; FREIRE DE SANTANA, Gilberto; COUTINHO SOARES FILHO, Antônio. Do sagrado ao profano: uma leitura dos espaços de A volta ao lar, de Harold Pinter. Revista Odisseia, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 158–174, 2025. DOI: 10.21680/1983-2435.2025v10n1ID39026. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/39026. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos