No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos

Autores/as

  • Luciana Molina Queiroz Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP e Professora substituta de filosofia da UFES

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n50ID17313

Palabras clave:

Gênio; Dialética; Nominalismo; Originalidade; Romantismo

Resumen

O objetivo central deste artigo é o de demonstrar como a
filosofia da arte de Adorno, e mais especificamente sua concepção e
valorização do nominalismo artístico, advém da forma pela qual o filósofo,
a partir da tradição dialética, dialoga criticamente com temáticas
encontradas no Romantismo, tais como o gênio e o original. O pertencimento
à tradição hegeliano-marxista é, portanto, fundamental para
compreendermos seu ponto de vista otimista acerca das vanguardas artísticas,
bem como sua valorização do nominalismo crescente das obras
de arte derivado de sua autonomia e especificidade formal.

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Publicado

29-05-2019

Cómo citar

QUEIROZ, L. M. No encalço da originalidade: aproximações e divergências entre Adorno e os românticos. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 26, n. 50, p. 219–238, 2019. DOI: 10.21680/1983-2109.2019v26n50ID17313. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/17313. Acesso em: 23 nov. 2024.