FOUCAULT, A HISTÓRIA E A LINGUAGEM EM "AS PALAVRAS E AS COISAS"
Keywords:
Discurso, História, Linguagem, SujeitoAbstract
O presente trabalho investiga o conceito de linguagem em As palavras e as coisas, de Michel Foucault. Buscamos atender às diferentes conjunturas presentes na obra, desde as considerações gerais do prefácio, acerca das noções de "epistémê" e "ordem", até as especificidades de cada época estudada pelo filósofo, com seus respectivos princípios. No Renascimento, o trabalho de Foucault encontra amparo no princípio da semelhança; na época clássica, na representação; e, na modernidade, na história. Além de considerar a linguagem em cada uma dessas diferentes conjunturas, trata-se de esclarecê-la à luz de suas próprias modalidades, como o comentário, o nome e o discurso e à luz dos desafios epistemológicos que com ela são tramados. Finalmente, buscamos esclarecer a relação entre a linguagem e o anúncio foucaultiano de que o fim do homem pode estar próximo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
PRADO, Tomás Mendonça da Silva. FOUCAULT, A HISTÓRIA E A LINGUAGEM EM "AS PALAVRAS E AS COISAS". Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 35, p. 37–62, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6021. Acesso em: 24 dec. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)