ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

Autores

  • Rebecca Rhuanny Tolentino Limeira Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Ricardo Dias de Castro Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Suelene Castro de Figueiredo Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Sâmara Munique Silva Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Sauana Alves Leite de Alencar Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Luciana Cabral Figueirêdo Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Maria Izabel Ferreira de Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337

Palavras-chave:

Saúde pública, Atenção primária a saúde, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde.

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Publicado

22-04-2018

Como Citar

TOLENTINO LIMEIRA, R. R.; DE CASTRO, R. D.; DE FIGUEIREDO, S. C.; SILVA, S. M.; DE ALENCAR, S. A. L.; FIGUEIRÊDO, L. C.; DE OLIVEIRA, M. I. F. ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 93–110, 2018. DOI: 10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos