INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Héllyda de Souza Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Yasmin de Medeiros Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Letícia Goes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Chintia Maria Cibelle de Lima Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Fábia Barbosa de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Educação Superior, Avaliação, Sistema Único de Saúde, Ensino, Preceptoria

Resumo

Introdução: A interação ensino-serviço-comunidade é um trabalho pactuado e integrado entre a universidade e os serviços de saúde, favorecendo as experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo visa analisar de forma crítica publicações na literatura que realizam avaliações desta interação pelos atores dos cenários de práticas, de forma a revelar contribuições e desafios dessa interação para o ensino, serviço e comunidade, bem como identificar lacunas no conhecimento científico acerca desta temática. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2001 e 2016 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Resultados: A amostra final constou de 25 publicações. A maioria dos estudos enfatizou contribuições desta interação para a academia como indutor de mudanças no processo formativo e no modelo de atenção. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. As contribuições para a comunidade foram menos abordadas nos estudos e referiu-se principalmente a interação da comunidade com o serviço e fortalecimento de vínculos. Ficou evidente a insuficiência na literatura de avaliações da interação ensino-serviço pelos gestores e usuários. Conclusões: A inserção dos alunos nos campos de práticas é uma experiência desafiadora, sendo fundamental a institucionalização dessa interação. Apesar de existirem resistências e importantes fragilidades a serem superadas, a interação ensino-serviço-comunidade foi avaliada de forma positiva em todos os estudos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN.

Héllyda de Souza Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN.

Fábia Barbosa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Parecer nº 1.133 de 7 de outubro de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Brasília: Ministério da Educação, 2001. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília: Ministério da Educação, 2002. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf

Brasil. Ministério da Educação. Parecer 116 de 03 de abril de 2014. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília: Ministério da Educação, 2014. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública. 2004; 20(5): 1400-1410. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000500036

Guilar-da-Silva RH, Scapin LT. Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Est Aval Educ. 2011; 22(50): 537-52. http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1665/1665.pdf

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodoly. Journal of Advanced Nursing. 2005; 52 (5): 546-553. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.465.9393&rep=rep1&type=pdf

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. . 2008 17(4): 758-764. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Costa MV, Borges FA. O Pró-PET-Saúde frente aos desafios do processo de formação profissional em saúde. Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 753-763. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1057

Costa MV, Patrício KP, Câmara AMCS, Azevedo George Dantas, Batista Sylvia Helena Souza da Silva. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 709-720. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0994

Sisson, M. C. Implantação de programas e redefinição de práticas profissionais. Revista Brasileira de Educação Médica. 2009; 33(1 Supl. 1): 92-103. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500010

Marin MJS, Oliveira MAC, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno LO et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciênc. saúde coletiva. 2014; 19 (3): 967-974. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014193.09862012

Flores LM, Trindade AL, Loreto DR, Unfer B, Dall’Agnol MM. Avaliação do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET-Saúde/Vigilância em Saúde pelos seus atores. Interface (Botucatu). 2015; 19 ( Suppl 1): 923-930. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1060

Andrade SR, Vidor AC, Ribeiro JC, Ribeiro CEP. Indicadores e Rede de Atenção: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde. Interface (Botucatu). 2015; 19 ( Suppl 1): 913-922. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0826

Andrade SR, Boehs AE, Boehs CGE. Percepções de enfermeiros docentes e assistenciais sobre a parceria ensino-serviço em unidades básicas de saúde. Interface (Botucatu). 2015; 19 (54): 537-547. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0277

Conceição MR, Vicentin MCG, Leal BMML, Amaral MM, Fischer AB, Kahhale EMP et al. Interferências criativas na relação ensino-serviço: itinerários de um Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 845-855. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0894

Madruga LMS, Ribeiro KSQS, Freitas CHSM, Pérez IAB, Pessoa TRRF, Brito GEG. O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes. Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 805-816. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0161

Marin MJS, Oliveira MAC, Cardoso CP, Otani MAP, Moravcik MYAD, Conterno LO, et. al. Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos. Revista Brasileira de Educação Médica. 2013; 37 (4): 501-508. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000400005

Pinto LLS, Formigli VLA, Rego RCF. A dor e a delícia de aprender com o SUS: integração ensino-serviço na percepção dos internos de medicina social. Rev Baiana de Saúde Publica. 2007; 31 (1): 115-133. http://pesquisa.bvsalud.org/sms/resource/pt/lil-478109

Pinto ACM, Oliveira IV, Santos ALS, Silva LES, Izidoro GSL, Mendonça RD, et al. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2013; 18 (8): 2201-2210. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000800004

Massote AW, Belisario AS, Gontijo ED. Atenção primária como cenário de prática na percepção de estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011; 35 (4): 445-453. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400002

Santos MM, Nétto OBS, Pedrosa JIS, Vilarinho LS. PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação. Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 893-901. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1345

Camara AMCS, Grosseman S, Pinho DLM. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 817-829. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940

Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Junior PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 831-843. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1013

Caldeira ES, Leite MTS, Rodrigues-Neto JF. Estudantes de Medicina nos serviços de atenção primária: percepção dos profissionais. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011; 35 (4): 477-485. http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n4/a06v35n4.pdf

Tavares, P. E. N., Santos, S. A. M., Comassetto, I., Santos, R. M. & Santana, V. V. R.S. (2011). A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Revista Rene, 12, 798-807. http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/4344/3332

Cruz KT, Merhy EE, Santos MFL, Gomes MPC. PET-Saúde: micropolítica, formação e o trabalho em saúde. Interface (Botucatu). 2015; 19 (Suppl 1): 721-730. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1001

Pereira JG, Fracolli L. Articulação ensino-serviço e vigilância da saúde: a percepção de trabalhadores de saúde de um distrito escola. Revista Trabalho, Educação e Saúde. 2011. 9 (1): 63-75. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000100005

Beccaria LM., Trevizan MA, Janucci MZ. Integração docente-assistencial entre um curso de enfermagem e um hospital de ensino: concepção do processo sob a ótica de docentes, alunos e enfermeiros. Arquivos de Ciência da Saúde. 2006; 13 (3): 137-145. http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-13-3/ID%20177.pdf

Schmidt SMS, Backes VMS, Cartana MHF, Budó MLD, Noa HC, Silva RM. Facilidades e dificuldades no planejamento da integração ensino-serviço: estudo de caso. Online Brazilian Journal of Nursing. 2011; 10(2): 10: 21. https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/viewFile/3243/pdf

Souza AL, Carcereri DL. Estudo qualitativo da integração ensino-serviço em um curso de graduação em Odontologia. Interface (Botucatu). 2011 Dec ; 15( 39 ): 1071-1084. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011005000025

Brasil. (2015). Portaria interministerial nº 1.124, de 04 de agosto de 2015. Institui as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) Diário Oficial da União. Brasília, 05 de ago 2015. N 148 Sec 1. P.193-196. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16239-portaria-interministerial-10-seres-pdf&Itemid=30192

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. http://portal.anvisa.gov.br/documents/33856/396770/Pol%C3%ADtica+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+Permanente+em+Sa%C3%BAde/c92db117-e170-45e7-9984-8a7cdb111faa

Bezerra DF, Adami F, Reato LFN, Akerman M. A dor e a delícia do internato de atenção primária em saúde: desafios e tensões. ABCS Health Sciences. 2015; 40 (3): 164-170. https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/790/685

Sousa-Muñoz RL, Ronconi DE, Ramalho CO, Andrade MR, Silva APF, Pereira GCB et al. Opinión de los pacientes sobre su participación en la enseñanza práctica de medicina en un hospital universitario de Brasil. Educ. méd. 2011; 14(1): 35-37. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1575-18132011000100008

Downloads

Publicado

06-07-2018

Como Citar

MENDES, T. de M. C.; BEZERRA, H. de S.; CARVALHO, Y. de M.; DA SILVA, L. G.; SOUZA, C. M. C. de L.; ANDRADE, F. B. de. INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 98–116, 2018. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa