INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Héllyda de Souza Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Yasmin de Medeiros Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Letícia Goes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Chintia Maria Cibelle de Lima Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Fábia Barbosa de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Educação Superior, Avaliação, Sistema Único de Saúde, Ensino, Preceptoria

Resumo

Introdução: A interação ensino-serviço-comunidade é um trabalho pactuado e integrado entre a universidade e os serviços de saúde, favorecendo as experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo visa analisar de forma crítica publicações na literatura que realizam avaliações desta interação pelos atores dos cenários de práticas, de forma a revelar contribuições e desafios dessa interação para o ensino, serviço e comunidade, bem como identificar lacunas no conhecimento científico acerca desta temática. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2001 e 2016 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Resultados: A amostra final constou de 25 publicações. A maioria dos estudos enfatizou contribuições desta interação para a academia como indutor de mudanças no processo formativo e no modelo de atenção. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. As contribuições para a comunidade foram menos abordadas nos estudos e referiu-se principalmente a interação da comunidade com o serviço e fortalecimento de vínculos. Ficou evidente a insuficiência na literatura de avaliações da interação ensino-serviço pelos gestores e usuários. Conclusões: A inserção dos alunos nos campos de práticas é uma experiência desafiadora, sendo fundamental a institucionalização dessa interação. Apesar de existirem resistências e importantes fragilidades a serem superadas, a interação ensino-serviço-comunidade foi avaliada de forma positiva em todos os estudos analisados.

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Biografia do Autor

Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN.

Héllyda de Souza Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN.

Fábia Barbosa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN.

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Publicado

06-07-2018

Como Citar

MENDES, T. de M. C.; BEZERRA, H. de S.; CARVALHO, Y. de M.; DA SILVA, L. G.; SOUZA, C. M. C. de L.; ANDRADE, F. B. de. INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 98–116, 2018. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n1ID14283. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/14283. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa