AS INIQUIDADES SOCIAIS E AS DISPARIDADES NA MORTALIDADE POR CÂNCER RELATIVO AO GÊNERO

Autores

  • Isabelle Ribeiro Barbosa UFRN/Doutoranda
  • Iris do Céu Clara Costa UFRN/Professora
  • María Milagros Bernal Pérez Universidad de Zaragoza – Espanha/ Departamento de Microbiologia, Medicina preventiva y salud publica.
  • Dyego Leandro Bezerra de Souza UFRN/Professor

Palavras-chave:

Neoplasias, , Iniquidade social, Saúde do Homem, Saúde da mulher, Mortalidade.

Resumo

O câncer é hoje uma das principais causas de adoecimento e morte nos países de baixa e média renda. Os fatores socioeconômicos como a renda, escolaridade, o gênero, a etnia, além da variação geográfica na disponibilidade e prestação de cuidados são apontados como determinantes importantes para a mortalidade por câncer. No Brasil, as desigualdades históricas e marcantes que se apresentam entre as regiões brasileiras são refletidas na estruturação e amplitude das políticas públicas que enfocam a saúde do homem e da mulher, impactando de forma diferencial na incidência e mortalidade pelos cânceres que são específicos ao gênero. Nesse sentido, parece urgente a implantação de políticas públicas de saúde direcionadas às populações mais afetadas associadas à diminuição das iniquidades sociais e de acesso à prevenção primária, ao diagnóstico precoce e a tratamentos no intuito de reduzir as disparidades na mortalidade por câncer no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Ribeiro Barbosa, UFRN/Doutoranda

UFRN/Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Iris do Céu Clara Costa, UFRN/Professora

Odontologia/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

María Milagros Bernal Pérez, Universidad de Zaragoza – Espanha/ Departamento de Microbiologia, Medicina preventiva y salud publica.

Universidad de Zaragoza – Espanha/ Departamento de Microbiologia, Medicina preventiva y salud publica.

Dyego Leandro Bezerra de Souza, UFRN/Professor

UFRN/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Downloads

Publicado

21-07-2015

Como Citar

BARBOSA, I. R.; COSTA, I. do C. C.; PÉREZ, M. M. B.; SOUZA, D. L. B. de. AS INIQUIDADES SOCIAIS E AS DISPARIDADES NA MORTALIDADE POR CÂNCER RELATIVO AO GÊNERO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 79–86, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7618. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo de análise crítica