AS INIQUIDADES SOCIAIS E AS DISPARIDADES NA MORTALIDADE POR CÂNCER RELATIVO AO GÊNERO

  • Isabelle Ribeiro Barbosa UFRN/Doutoranda
  • Iris do Céu Clara Costa UFRN/Professora
  • María Milagros Bernal Pérez Universidad de Zaragoza – Espanha/ Departamento de Microbiologia, Medicina preventiva y salud publica.
  • Dyego Leandro Bezerra de Souza UFRN/Professor
Palavras-chave: Neoplasias, , Iniquidade social, Saúde do Homem, Saúde da mulher, Mortalidade.

Resumo


O câncer é hoje uma das principais causas de adoecimento e morte nos países de baixa e média renda. Os fatores socioeconômicos como a renda, escolaridade, o gênero, a etnia, além da variação geográfica na disponibilidade e prestação de cuidados são apontados como determinantes importantes para a mortalidade por câncer. No Brasil, as desigualdades históricas e marcantes que se apresentam entre as regiões brasileiras são refletidas na estruturação e amplitude das políticas públicas que enfocam a saúde do homem e da mulher, impactando de forma diferencial na incidência e mortalidade pelos cânceres que são específicos ao gênero. Nesse sentido, parece urgente a implantação de políticas públicas de saúde direcionadas às populações mais afetadas associadas à diminuição das iniquidades sociais e de acesso à prevenção primária, ao diagnóstico precoce e a tratamentos no intuito de reduzir as disparidades na mortalidade por câncer no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Ribeiro Barbosa, UFRN/Doutoranda
UFRN/Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Iris do Céu Clara Costa, UFRN/Professora
Odontologia/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
María Milagros Bernal Pérez, Universidad de Zaragoza – Espanha/ Departamento de Microbiologia, Medicina preventiva y salud publica.
Universidad de Zaragoza – Espanha/ Departamento de Microbiologia, Medicina preventiva y salud publica.
Dyego Leandro Bezerra de Souza, UFRN/Professor
UFRN/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Publicado
21-07-2015
Como Citar
BARBOSA, I. R.; COSTA, I. DO C. C.; PÉREZ, M. M. B.; SOUZA, D. L. B. DE. AS INIQUIDADES SOCIAIS E AS DISPARIDADES NA MORTALIDADE POR CÂNCER RELATIVO AO GÊNERO. Revista Ciência Plural, v. 1, n. 2, p. 79-86, 21 jul. 2015.
Seção
Artigo de análise crítica