MIGRAÇÃO, ACULTURAÇÃO E SAÚDE BUCAL DE BRASILEIRAS E BRASILEIROS RESIDENTES EM LISBOA, PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2016v2n1ID9868

Palavras-chave:

migração internacional, aculturação, imigrantes brasileiros, saúde bucal, Portugal

Resumo

Introdução: Milhões de pessoas são migrantes internacionais no mundo contemporâneo. Desde 2007 os brasileiros são a maior comunidade imigrante em Portugal. Atualmente residem legalmente no país 82.590 indivíduos, 31.700 homens (38,38%) e 50.890 mulheres (61,62%) (SEF, 2015). O aprendizado e manutenção de práticas preventivas são muito importantes para a saúde bucal e para a saúde em geral. As crenças, os valores e as políticas de saúde bucal são fundamentais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis nesta área. A prevenção dos principais problemas de saúde bucal deve começar precocemente e ser mantida ao longo de toda a vida. Objetivo: Conhecer e compreender os efeitos da migração internacional e da aculturação sobre os hábitos, os comportamentos e as práticas preventivas em saúde bucal de imigrantes brasileiros em Portugal. Métodos: Realizou-se um estudo exploratório com metodologia quantitativa e qualitativa utilizando um inquérito por entrevista com questões fechadas e abertas especialmente construído para esta pesquisa. Foram entrevistados 120 imigrantes brasileiros, 67 mulheres e 53 homens, residentes em Portugal há um ano ou mais, com 18 anos ou idade superior que, após esclarecimento, concordaram em participar. Resultados: Os principais resultados indicaram que a maioria dos entrevistados realiza escovação dental 2 a 3 vezes ao dia e usa o fio/fita dental 1 vez ao dia, sendo as mulheres que a fazem em maior número. Em contexto migratório ocorreu uma alteração/diminuição na procura por serviços de saúde bucal. Conclusão: A mudança de país leva a uma ruptura das relações sociais dos imigrantes. O processo de aculturação, o desconhecimento da nova realidade social e cultural, do modo de funcionamento das instituições do país de acolhimento, sobretudo dos serviços de saúde e a falta de relações de confiança influenciam a saúde bucal de imigrantes brasileiros residentes em Lisboa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyria Maria dos Reis, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta

Cirurgiã-dentista, Especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Comunicação em Saúde e Doutora em Psicologia, especialidade Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Aberta de Lisboa. Pesquisadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta.

Natália Ramos, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta

Doutora em Psicologia. Professora Associada da Universidade Aberta. Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI, Universidade Aberta

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

DOS REIS, L. M.; RAMOS, N. MIGRAÇÃO, ACULTURAÇÃO E SAÚDE BUCAL DE BRASILEIRAS E BRASILEIROS RESIDENTES EM LISBOA, PORTUGAL. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 56–68, 2016. DOI: 10.21680/2446-7286.2016v2n1ID9868. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/9868. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos