UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13301Palabras clave:
Integração Docente-Assistencial, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação de Graduação em MedicinaResumen
Introdução: Através das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação médica passa a focar na humanização, na assistência generalizada, na saúde integral e na capacidade crítica e reflexiva, componentes chaves do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL). A disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) aplica-se como uma ferramenta prática de inserção precoce do aluno em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), integrando-o à equipe de saúde, à comunidade e aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Neste artigo propõe-se apresentar a relevância da IESC na formação médica como elemento obrigatório da grade curricular. Nota-se que esta matéria induz o conhecimento ampliado da Atenção Básica e realidade da população, incluindo assimilar seus contextos social, cultural e econômico. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do módulo IESC no Centro Universitário Tiradentes, Maceió - AL, contemplando a vivência dos acadêmicos de medicina de 2016 a 2017 na Unidade de Saúde da Família Vereador Sérgio Quintella. Resultados: A IESC impacta a graduação médica nos seguintes pilares: SUS, compreendido através da realidade das visitas domiciliares e educação em saúde; integração do ensino teórico-prático e engajamento em educação científica, por intermédio da elaboração semanal de um portfólio. Conclusão: A disciplina de IESC, portanto, pode ser adotada como uma ferramenta efetiva para a consecução daquilo que as DCN preconizam para uma formação médica humanizada, adequada para atuar na atenção básica e alinhada com as necessidades dos usuários do SUS.Descargas
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