UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.

Authors

  • Taciane Marques Cavalcante Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Beatriz Tavares de Melo Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Rodrigo Santana de Luna Batista Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Diandra Alcântara Jordão Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Karla Silva Beserra Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Lílian Siqueira Gonçalves de Andrade Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Ricardo César Cardoso de Lima Junior Centro Universitário Tiradentes - AL
  • Ana Marlusia Alves Bomfim Centro Universitário Tiradentes - AL

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13301

Keywords:

Integração Docente-Assistencial, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação de Graduação em Medicina

Abstract

Introdução: Através das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação médica passa a focar na humanização, na assistência generalizada, na saúde integral e na capacidade crítica e reflexiva, componentes chaves do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL). A disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) aplica-se como uma ferramenta prática de inserção precoce do aluno em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), integrando-o à equipe de saúde, à comunidade e aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Neste artigo propõe-se apresentar a relevância da IESC na formação médica como elemento obrigatório da grade curricular. Nota-se que esta matéria induz o conhecimento ampliado da Atenção Básica e realidade da população, incluindo assimilar seus contextos social, cultural e econômico. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do módulo IESC no Centro Universitário Tiradentes, Maceió - AL, contemplando a vivência dos acadêmicos de medicina de 2016 a 2017 na Unidade de Saúde da Família Vereador Sérgio Quintella. Resultados: A IESC impacta a graduação médica nos seguintes pilares: SUS, compreendido através da realidade das visitas domiciliares e educação em saúde; integração do ensino teórico-prático e engajamento em educação científica, por intermédio da elaboração semanal de um portfólio. Conclusão: A disciplina de IESC, portanto, pode ser adotada como uma ferramenta efetiva para a consecução daquilo que as DCN preconizam para uma formação médica humanizada, adequada para atuar na atenção básica e alinhada com as necessidades dos usuários do SUS.

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Author Biographies

Taciane Marques Cavalcante, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Beatriz Tavares de Melo, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Rodrigo Santana de Luna Batista, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Diandra Alcântara Jordão, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Karla Silva Beserra, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Lílian Siqueira Gonçalves de Andrade, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Ricardo César Cardoso de Lima Junior, Centro Universitário Tiradentes - AL

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - AL

Ana Marlusia Alves Bomfim, Centro Universitário Tiradentes - AL

Cirurgiã-dentista e Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP

References

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Published

22-04-2018

How to Cite

CAVALCANTE, T. M.; MELO, B. T. de; BATISTA, R. S. de L.; JORDÃO, D. A.; BESERRA, K. S.; ANDRADE, L. S. G. de; LIMA JUNIOR, R. C. C. de; BOMFIM, A. M. A. UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 69–80, 2018. DOI: 10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13301. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13301. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos