CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ENTRE 2012-2021: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Herberth Rick dos Santos Silva Universidade Do Estado Do Pará (UEPA)
  • Thiago Marcírio Gonçalves de Castro Universidade Do Estado Do Pará (UEPA)
  • José Benedito dos Santos Batista Neto Universidade Do Estado Do Pará (UEPA)
  • Joyce Karen Lima Vale UFPA
  • Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro Instituto Federal do Pará - IFPA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2023v9n2ID29905

Resumen

Introdução: Acidentes por animais peçonhentos são considerados um problema cosmopolita de saúde pública. Poucos são os estudos de revisão acerca da temática encontrados na literatura. Objetivo: definir os principais aspectos epidemiológicos envolvidos nos acidentes com animais peçonhentos no período 2012-2021. Metodologia: Revisão sistemática, com base no protocolo PRISMA, incluindo artigos publicados entre 2012 e 2021, nos idiomas inglês, espanhol e português, a partir da busca nas bases de dados PUBMED, SCIELO, LILACS e Portal de Periódicos CAPES, utilizando a combinação dos descritores “Venoms” AND “Accidents” AND/OR “Epidemiological”. Resultados: Foram encontrados 729 artigos, dos quais 17 foram selecionados para comporem esta revisão. A maioria dos artigos utilizaram o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) como fonte de dados, evidenciaram o sexo masculino como o principal acometido, zona rural como principal área de ocorrência e faixa etária de 21-30 anos como a mais prevalente. Acidentes ofídicos demonstraram maior prevalência, seguidos pelos escorpiônicos. Os membros inferiores foram os mais acometidos. Destacou-se tempo de atendimento de uma até 6 hora. Prevaleceram acidentes leves, com bons índices de cura e poucos óbitos quanto comparado com o número total de casos. A soroterapia foi trabalhada em 11 estudos, sendo utilizada principalmente em acidentes com serpentes. Dor e edema foram as principais manifestações locais, alterações vagais foram as principais manifestações sistêmicas e necrose, alterações do sistema circulatório e renal foram as principais complicações apontadas. Conclusões: Os achados possibilitaram melhor visualização e entendimento da problemática, reforçando a importância do desenvolvimento de ações interventivas que venham a melhorar os sistemas de saúde locais, colaborando na identificação de falhas e melhorias no atendimento imediato e preventivo em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Marcírio Gonçalves de Castro, Universidade Do Estado Do Pará (UEPA)

Graduando em Enfermagem na Universidade do Estado do Pará - UEPA.

José Benedito dos Santos Batista Neto, Universidade Do Estado Do Pará (UEPA)

Graduando em Enfermagem na Universidade Do Estado do Pará - UEPA.

Joyce Karen Lima Vale , UFPA

Professora da UFPA. Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Química (UFPA).

Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro, Instituto Federal do Pará - IFPA

Professor Titular do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus de Tucuruí - PA. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí -PA. Doutor em Ciências - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

31-08-2023

Cómo citar

SILVA, H. R. dos S.; DE CASTRO, T. M. G.; BATISTA NETO, J. B. dos S.; VALE , J. K. L. .; BORBA-PINHEIRO, C. J. CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS ENTRE 2012-2021: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–28, 2023. DOI: 10.21680/2446-7286.2023v9n2ID29905. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/29905. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Revisão Sistemática