SOBRE O USO DA FORÇA: POLÍTICA E MORAL EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL

Autores

  • Acríssio Luiz Gonçalves Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Professor Assistente do Centro Universitário UNA.

Resumo

O presente trabalho visa esclarecer o papel que a força desempenha nos momentos de conquista, fundação e conservação de novos Estados, tendo como plano de análise a obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. A partir do tópico da força, apresentaremos em que medida a reflexão sobre a ação política dos governantes se distancia do debate sobre a justificação moral desta ação, fato este que, em Maquiavel, permite uma separação nítida e efetiva entre a Política e a Moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acríssio Luiz Gonçalves, Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Professor Assistente do Centro Universitário UNA.

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Professor Assistente do Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

08-07-2017

Como Citar

GONÇALVES, A. L. SOBRE O USO DA FORÇA: POLÍTICA E MORAL EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10751. Acesso em: 23 dez. 2024.