(DES)ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SIGNIFICAÇÕES DOCENTES

Autores

  • Janaina Silmara Silva Ramos

Resumo

A organizaçáo do tempo pedagógico na educaçáo infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como disciplinadora de almas pequenas ou estruturante e significante para educadores e educandos. Através de diversas perspectivas, é possível perceber, ao longo da existência das instituições de educaçáo infantil, em sua organizaçáo, influências de diversas ordens, como religiosa, filosófica, médica, psicológica e biológica. Considerando essa trajetória histórica e as diferentes ressignificações da rotina no contexto educacional, buscamos sistematizar, nesta pesquisa, um resgate histórico da compreensáo relativa à rotina na Educaçáo Infantil como parte de sua estruturaçáo, norteando-nos por uma questáo central: quais as concepções docentes relativas às atividades permanentes nas rotinas de Educaçáo Infantil? Para elucidarmos esta questáo realizamos um levantamento bibliográfico a partir das teorizações de autores, orientando-nos pelos princípios de uma pesquisa qualitativa, desenvolvemos ainda a construçáo de dados empíricos através da realizaçáo de entrevistas semiestruturadas com educadores de instituições de educaçáo infantil das redes pública e privada. A partir da análise dos dados relativos às concepções de professoras foi possível constatar que há necessidades de contextos formativos que possam reestruturar estas concepções docentes no que concerne às organizaçáo do tempo pedagógico de educaçáo infantil.

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Publicado

03-07-2011

Como Citar

RAMOS, J. S. S. (DES)ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SIGNIFICAÇÕES DOCENTES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1076. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino