O REVERSO DA IMITAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DAS PAIXÕES
Resumo
Este texto pretende discutir um fragmento do livro IV da obra: Emílio ou Da educaçáo; neste fragmento o ator aborda uma peculiaridade sobre o tema das paixões. Segundo a educaçáo que o autor propõe: 1 – o jovem – que é bem orientado – está seguro de si quanto à seduçáo das paixões que sáo compartilhadas socialmente; 2 – esta orientaçáo náo abre prerrogativas ao convívio social, mas sim, o ajuda a assumir a plena autenticidade dos seus pensamentos, sentimentos e ações, pois além de o jovem estar sob a tutela de seu esclarecimento, seus desejos sáo poucos. Neste ínterim, a maior ‘inconseqüência’ do uso das paixões é a reprovaçáo que um sujeito possui de outro, quando de fato este primeiro gostaria de “imitar” o outro. O que caracteriza entáo a boa orientaçáo? O fragmento reflete a demanda de um tempo preciso que se põe entre os instantes de uma educaçáo para autonomia, e que sáo decisivos na vida de um sujeito. Para melhor desenvolver esta abordagem, o texto propõe pensar como se apresenta o ponto sucinto desse tempo preciso. Após a exposiçáo dos problemas, tratar-se-á de mostrar porque apesar de náo ser possível abolir as paixões da vida de um indivíduo – pois para o genebrino, paixáo e razáo formam um elo que náo podem ser cindidos – elas, as paixões, devem ser providas de moderaçáo, ou seja, há de se cuidar do aluno para que suas paixões náo revolvam as armadilhas sociais da aparência, que sáo capazes de torná-lo um mero imitador dos outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.