PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES EM ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

Resumo

A partir da década de 1960, a interdisciplinaridade vem conquistando espaço no contexto intelectual. As discussões sobre esta temática são antigas, entretanto, o conhecimento interdisciplinar tem sido construído, efetivamente em âmbito educacional? Para este estudo temos como objetivos identificar como os autores caracterizam o conceito de interdisciplinaridade e sua contextualização histórica, analisar os obstáculos que impedem o desenvolvimento da interdisciplinaridade e refletir sobre as perspectivas no que se refere à aplicação do conhecimento interdisciplinar. Para isso, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa concentrada no levantamento de dados bibliográficos. As análises preliminares revelaram que, embora as abordagens sobre a interdisciplinaridade não serem recentes, o desenvolvimento de uma cultura interdisciplinar está em processo de desenvolvimento contínuo. A interdisciplinaridade é um requisito fundamental para reorganizar os saberes com olhar para a diversidade e complexidade do ser humano na sociedade pós-moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Almeida Goiz, Universidade de Santo Amaro UNISA

 

Discente do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade de Santo Amaro - UNISA. Possui graduação em História pela Unisa Universidade de Santo Amaro (2014) e Pedagogia pelas Faculdades Associadas Brasil (2015). Atualmente é Docente de cargo efetivo em Ensino Fundamental II e Médio na Secretaria Estadual de Educação - Governo do Estado de São Paulo e professora de Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de História, Geografia e Filosofia, com ênfase em História Geral e Ciências Humanas, bem como Pedagoga, atuando como Docente em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Busco, na prática educacional, trabalhar com a promoção humana e interdisciplinaridade de conteúdos.

 

Rosineia Oliveira dos Santos, Universidade de Santo Amaro UNISA

Discente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro UNISA. Docente na Faculdade Legale.

Downloads

Publicado

08-07-2017

Como Citar

GOIZ, J. de A.; SANTOS, R. O. dos. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES EM ÂMBITO EDUCACIONAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11089. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino