OS TEMAS TRANSVERSAIS E A LEI 10.639/03: O DESAFIO DA SUA APLICAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DE ENSINO.

Autores

Resumo

O objetivo central presente neste artigo é discutir a aplicação da Lei 10.639/03, articulando o seu cumprimento às propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomando como ponto de partida os dois documentos mencionados, e considerando a práxis comumente adotada nas escolas para tratar de temas como identidade e consciência negra, os autores passam a questionar escolhas realizadas quanto à educação das relações étnico raciais, apontando para a premente necessidade da formação continuada de professores, o que acaba incidindo como sugestão para uma necessária atualização da grade curricular dos cursos de formação de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Figueiredo Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG). Professor do quadro de efetivos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pertencente ao Departamento de Educação e Ciências Humanas da Unidade Ibirité - UEMG. Professor de História nas disciplinas História da Educação, Teoria e Metodologia da História - I (CMC-I História), História e Cultura Afro-Brasileira e Tópicos Especiais em História do Brasil.

Daniella Custódia de Almeida, UEMG

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG, Unidade Ibirité.

Tayane Alves da Silva, UEMG

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG, Unidade Ibirité

Downloads

Publicado

18-01-2018

Como Citar

COSTA, A. C. F.; ALMEIDA, D. C. de; SILVA, T. A. da. OS TEMAS TRANSVERSAIS E A LEI 10.639/03: O DESAFIO DA SUA APLICAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DE ENSINO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13192. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino