v. 18 n. 1 (2018): Saberes: Filosofia e Educação

Edição completa

Capa -  Apresentação

  • Editorial

    Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes, Cristina Foroni Consani

Filosofia

  • SER FELIZ: REFLEXÕES SOBRE A FELICIDADE E SEUS IMPERATIVOS

    Cremilda Rodrigues Oliveira, Adelson Matias Souza
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID12229
  • A BASE LÓGICA DA CIÊNCIA COGNITIVA E A CONTRIBUIÇÃO DO FUNCIONALISMO FILOSÓFICO DE JERRY FODOR

    gustavo luiz gava
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13171
  • PERFIL DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPQ EM FILOSOFIA – ANO DE 2016.

    Anderson Cleiton Fernandes Leite, Ivan Rocha Neto
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13259
  • JEAN-JACQUES ROUSSEAU: UMA SISTEMATIZAÇÃO DOS ARTIGOS SOBRE SUA TEORIA

    Thaís Kieckhoefel, Clevia Bittencurt Ersching, Elisa Henning, Kariston Pereira, Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13284
  • O CRISTIANISMO NA PERSPECTIVA NIETZSCHIANA E A SUPERAÇÃO DO NIILISMO

    Adelino Francklin
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13317
  • ROUSSEAU: PODER LEGISLATIVO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

    José Jõao Neves Barbosa Vicente
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13346
  • IDEOLOGIA PEDAGÓGICA DO SISTEMA INTERESTATAL CAPITALISTA SEGUNDO MIKHAIL BAKUNIN

    RAFAEL ABRUNHOSA
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13392
  • A CARTA A D’ALEMBERT: CRÍTICA AO ESPETÁCULO E AMOR PELA PÁTRIA POR JEAN-JACQUES ROUSSEAU

    Luciano da Silva Façanha, Leonardo Silva Sousa
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID12617

Resenhas

Fundamentos da Educação e Ensino

  • A EDUCAÇÃO NOS ESCRITOS DO JOVEM NIETZSCHE

    Cláudia Cristiane Levandoski, Fabrício Fonseca Machado
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13258
  • OS TEMAS TRANSVERSAIS E A LEI 10.639/03: O DESAFIO DA SUA APLICAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DE ENSINO.

    Antonio Carlos Figueiredo Costa, Daniella Custódia de Almeida, Tayane Alves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13192
  • CULTURA E HISTÓRIA DA POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR: O NEGRO E SUA SOCIABILIDADE.

    Gerson Alves de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13227
  • A VIDA COMO CONCEPÇÃO EDUCATIVA NO PENSAMENTO DE RUBEM ALVES E ORTEGA Y GASSET

    Enock da Silva Peixoto
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13260
  • EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Gabriela Mendes Silva, Fabiana Sena dos Santos, Poliana Schettini Silva, Daniel de Jesus Melo dos Santos, Lindsai Santos Amaral Batista, Sérgio Luiz Bragatto Boss
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13344
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR: DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE.

    Ricardo Santos David
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID12184