EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Gabriela Mendes Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fabiana Sena dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Poliana Schettini Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Daniel de Jesus Melo dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lindsai Santos Amaral Batista Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sérgio Luiz Bragatto Boss Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da experiência na formação de professores, buscamos apontar as definições, fontes e a natureza destes. Propomos fazer uma relação entre as concepções próximas e distintas do saber da experiência com a formação inicial e continuada de professores. Com este estudo podemos considerar que existem vários sentidos para a palavra experiência, e diante dessa polissemia é necessário certo cuidado ao utilizar a expressão “saber da experiência” na formação de professores. No decorrer do ensaio buscamos: romper com a ideia de que toda experiência é válida e o único critério para adquiri-la é o tempo de atuação do docente, apontar pontos positivos e pontos negativos de determinado entendimento de experiência, e as consequências para formação docente, deixando algumas questões para reflexão a respeito de sua utilização. 

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Publicado

18-01-2018

Como Citar

SILVA, G. M.; DOS SANTOS, F. S.; SILVA, P. S.; MELO DOS SANTOS, D. de J.; AMARAL BATISTA, L. S.; BOSS, S. L. B. EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino