EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Gabriela Mendes Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fabiana Sena dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Poliana Schettini Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Daniel de Jesus Melo dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lindsai Santos Amaral Batista Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sérgio Luiz Bragatto Boss Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13344

Resumo

Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da experiência na formação de professores, buscamos apontar as definições, fontes e a natureza destes. Propomos fazer uma relação entre as concepções próximas e distintas do saber da experiência com a formação inicial e continuada de professores. Com este estudo podemos considerar que existem vários sentidos para a palavra experiência, e diante dessa polissemia é necessário certo cuidado ao utilizar a expressão “saber da experiência” na formação de professores. No decorrer do ensaio buscamos: romper com a ideia de que toda experiência é válida e o único critério para adquiri-la é o tempo de atuação do docente, apontar pontos positivos e pontos negativos de determinado entendimento de experiência, e as consequências para formação docente, deixando algumas questões para reflexão a respeito de sua utilização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-01-2018

Como Citar

SILVA, Gabriela Mendes; DOS SANTOS, Fabiana Sena; SILVA, Poliana Schettini; MELO DOS SANTOS, Daniel de Jesus; AMARAL BATISTA, Lindsai Santos; BOSS, Sérgio Luiz Bragatto. EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n1ID13344. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino