O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO MUNICÍPIO DE MARAÃ – AM: A LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA

  • Denis de Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Resumo

O presente artigo possui como objetivo refletir o processo de formação de professores do PARFOR no Município de Maraã no Estado do Amazonas no curso Licenciatura em História. Este estudo tem como procedimentos metodológicos, a Pesquisa Qualitativa (CRESWELL, 2010), como método de abordagem o materialismo dialético (TRIVIÑOS, 2008). Os professores que são alunos deste curso, são contratados para lecionar no período letivo e depois não recebem seus salários no período de férias no Município, revelando o que Foucault (1985) nos ajuda a visualizar o “micropoder”, em que os professores ficam à mercê de desmandos dos gestores municipais, impedidos de exigir seus direitos, por não possuírem estabilidade e nem plano de carreira, recebem apenas o período em que estão na sala de aula, não gozam de direito a férias e muitos menos de outros direitos trabalhistas da profissão, como o salário base dos professores, que fica bem abaixo do piso nacional estabelecido. Esta prática de política governamental prejudica também a permanência na formação, principalmente no início do ano em que não estão lotados nas escolas, a instabilidade dos professores no trabalho prejudica diretamente os estudantes na aprendizagem, pois há uma rotatividade grande dos docentes nas escolas, dificultando um pensamento crítico-reflexivo no interior da escola junto com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Está como pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Graduado em Pedagogia - UEA.
Publicado
18-12-2018
Como Citar
SILVA, D. DE O. O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO MUNICÍPIO DE MARAÃ – AM: A LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 18, n. 3, 18 dez. 2018.
Seção
Fundamentos da Educação e Ensino