v. 18 n. 3 (2018): Saberes: Filosofia e Educação

Capa -  Apresentação

Filosofia

  • COMENTÁRIOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE MAX WEBER AO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15286
    André Luiz Simões Pedreira, José Clérison Santos Alves
  • CIÊNCIA E RELIGIÃO: APONTAMENTOS DE PERSPECTIVAS DE DIÁLOGO E COMPLEMENTARIEDADE.

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15395
    Anderson Frezzato
  • A RELIGIÃO CIVIL DE ROUSSEAU E SUA FUNÇÃO NA MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15582
    Anderson Carvalho dos Santos
  • SOBRE OS CONCEITOS DE LIBERDADE E VIRTUDE NOTAS EXPLORATÓRIAS AO ESTUDO DO REPUBLICANISMO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15771
    Antonio Carlos Figueiredo Costa
  • DO ENSINO DE FILOSOFIA AO FILOSOFAR REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE AÇÃO EM HANNAH ARENDT

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15776
    Edvan Tito Carneiro Guerra
  • ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15782
    José Jõao Neves Barbosa Vicente, Djeissom Silva Ribeiro
  • O CONCEITO DE BIOPODER EM FOUCAULT: APONTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15937
    Jeferson Bertolini
  • A ÁRVORE DA FILOSOFIA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID16294
    Felipe Augusto Mariano Pires
  • POSSÍVEIS OBSERVAÇÕES SOBRE ÉTICA ANIMAL A PARTIR DA LEITURA DE ERNST TUGENDHAT

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13482
    Juliana Clemente Machado, Maria Clara Marques Dias

Fundamentos da Educação e Ensino

  • O ENSINO DE FILOSOFIA NOS PRIMÓRDIOS DAS UNIVERSIDADES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15879
    Paulo Marins Gomes
  • DA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO POSSÍVEL DE DEBATE E SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO PEDAGÓGICO UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE BAKHTIN

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15739
    Ricardo Ruthes
  • PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13689
    Débora Santos Couto
  • O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR NO MUNICÍPIO DE MARAÃ – AM: A LUTA PELA FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA DOCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13742
    Denis de Oliveira Silva
  • DIVERSIDADE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E EDUCADORES DE CURITIBA/PR

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13805
    Daniela Gureski Rodrigues, Juliana Battistus Ferreira
  • SCHOPENHAUER E NIETZSCHE: CRÍTICOS DA EDUCAÇÃO OITOCENTISTA ALEMÃ

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14470
    Tiago Xavier
  • O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - NITERÓI-RJ

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14308
    Marcelo Barboza Duarte, Cristina Oliveira Maia
  • O CONCEITO DE PODER DISCIPLINAR NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14724
    Sara Del Valle
  • (RE)PENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID14035
    Nedson Antônio Melo Nogueira