O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências

Autores

  • Henrique do Amaral Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wellington Pereira de Queirós UFMS
  • Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese Universidade Federal de Goiás
  • Maria Inês de Affonseca Jardim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Clair de Luma Capiberibe Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30144

Resumo

No presente trabalho, apresentamos uma pesquisa de revisão bibliográfica, em periódicos da área de Ensino, sobre a inserção das Questões Sociocientíficas na Educação (QSC) em Ciências. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa documental. Encontramos que a maior parte das pesquisas se concentra no Ensino Médio e na Formação de Professores; os componentes curriculares, que mais abordam as Questões Sociocientíficas, em sala de aula, são as Ciências Biológicas e a Física; enquanto os temas são “energia” e a ética do uso de animais em pesquisa científica. As pesquisas sobre levantamento de concepções relatam que os professores apresentam maior dificuldade em abordar as dimensões sociais e éticas com as temáticas QSC, pois ainda é muito tímido o estudo dessas questões nos cursos de licenciatura.  Mesmo assim, as pesquisas mostram que os professores reconhecem nas QSC o potencial para a realizar uma alfabetização científica para a democracia.

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Publicado

06-02-2023 — Atualizado em 09-02-2023

Versões

Como Citar

CRUZ, H. do A.; PEREIRA DE QUEIRÓS, W.; ROVERSI GENOVESE, C. L. de C. .; AFFONSECA JARDIM, M. I. de .; NUNES , R. C. . O estado do conhecimento sobre questões sociocientíficas na educação em ciências. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 36–54, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30144. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30144. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino