NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE NOVOS CAMINHOS

Autores

  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Kátia Regina Lopes Costa Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30238

Palavras-chave:

Formação profissional, Inclusão, Neuropsicopedagogia Institucional

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência constitui em direito garantido por dispositivos legais e em desafio para os profissionais da educação na busca de práticas inovadoras e bem sucedidas na promoção de aprendizagem de qualidade. Por meio de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de experiência de estágio do curso de especialização em Neuropsicopedagogia Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um plano de ação no intento de promover reflexões e atualização de conhecimentos acerca da inclusão a partir do viés da Neuropsicopedagogia. As práticas foram realizadas entre os meses de fevereiro a abril de 2022, na APAE de Teresina/PI e encontram-se discutidas no presente artigo. Os resultados apontaram para a compreensão das novas perspectivas abordadas pela Neuropsicopedagogia, demonstrando a importância da área no embasamento dos processos inclusivos presentes na instituição.

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Biografia do Autor

Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Kátia Regina Lopes Costa Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Departamento de Educação CERES. Doutorado em Educação e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Pedagogia pela UFS e especialização em Psicopedagoga clínica e institucional. É líder do grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI) - UFRN/CNPq, coordenando a linha de pesquisa Neuroeducação e processos de ensino aprendizagem. Pesquisadora nas áreas: psicologia educacional, educação inclusiva e neuroeducação. Criou e coordenou a Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial na perspectiva da Inclusão (UFRN).

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Publicado

28-01-2023

Como Citar

XAVIER SOUSA JUNIOR, P. de T.; LOPES COSTA FREIRE, K. R. . NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE NOVOS CAMINHOS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 85–102, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30238. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30238. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior