NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE NOVOS CAMINHOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30238Palabras clave:
Formação profissional, Inclusão, Neuropsicopedagogia InstitucionalResumen
A inclusão de alunos com deficiência constitui em direito garantido por dispositivos legais e em desafio para os profissionais da educação na busca de práticas inovadoras e bem sucedidas na promoção de aprendizagem de qualidade. Por meio de um estudo descritivo, desenvolvido a partir de experiência de estágio do curso de especialização em Neuropsicopedagogia Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um plano de ação no intento de promover reflexões e atualização de conhecimentos acerca da inclusão a partir do viés da Neuropsicopedagogia. As práticas foram realizadas entre os meses de fevereiro a abril de 2022, na APAE de Teresina/PI e encontram-se discutidas no presente artigo. Os resultados apontaram para a compreensão das novas perspectivas abordadas pela Neuropsicopedagogia, demonstrando a importância da área no embasamento dos processos inclusivos presentes na instituição.
Descargas
Citas
Arruda, Rosane Araújo de et al. ATIVIDADES E INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS: ESTUDO DE CASO DE CRIANÇA COM AUTISMO. In: Anais – IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva – CINTED,
Belo, Rita de Cássia Fernandes; Guedes, Ivan Claudio. NEUROPSICOPEDAGOGO: COMO ESTE PROFISSIONAL PODE AUXILIAR NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. REVISTA ACADÊMICA FACULDADE PROGRESSO, v. 7, n. 2, 2022.
Brasil. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Política de Atenção Integral e
Integrada da Rede APAE. São Paulo: SP, 2020.
Brasil. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: DF, 2008.
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 6.571, de 17 de Setembro de 2008. Brasília: DF, 2008.
Camargo, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 1-6, 2017.
Carniel, Isabel Cristina. Possíveis intervenções e avaliações em grupos operativos. Rev.
SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 9, n. 2, p. 33-38, dez. 2008.
Castilho, José Artur da Costa; Palheta, Claudia Silvana Saldanha; Sarpedonti, Valerie.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA APAE DE BELÉM/PA. REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO
ESPECIAL, v. 6, n. 1, p. 81-98, 2019.
Castro, Fernanda da Silva Lage de; Silva, Sidney Vergilio da. A ATUAÇÃO DO NEUPSICOPEDAGOGO NO EMPODERAMENTO DA APRENDIZAGEM. Revista Mythos, v. 12, n. 2, p. 102-114, 2019.
Ciampone, Maria Helena Trench; Peduzzi, Marina. Trabalho em equipe e trabalho em
grupo no Programa de Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 53, p.
-147, 2000.
Clemente Junior, Leandro José; Ferreira, Maiza Visani; Hansen, Adriana de Oliveira.
Importância das APAE: uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços oferecidos pela
APAE cantinho do céu. Revista Profissão Docente, v. 16, n. 34, 2016.
Coelho, Cristina Lucia Maia. Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 94, n. 236, p. 125-149, Apr. 2013 .
Ferreira, Simone; SILVA, Fabio José Antonio da. O TRABALHO DO NEUROPSICOPEDAGOGO: atuação, ética e importância demonstradas através de um relato de experiência. Scientia Generalis, v. 2, n. 2, p. 14-22, 2021.
Freitas, Neli Klix. Inclusão socioeducativa na escola: avaliação do processo e dos alunos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, p. 323-336, 2008.
Leite, Madson Márcio de Farias. A contribuição de Vygotsky na educação especial: desenvolvimento e aprendizagem. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, n. 11, 2021.
Lima, Maria do Socorro Castelo Branco Mourão. Vygotsky e a Teoria histórico-cultural: análise da inclusão escolar de deficientes intelectuais. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 59-77, 2014.
Melo, Armando Sérgio Emerenciano de; Maia Filho, Osterne Nonato; Chaves, Hamilton
Viana. Conceitos básicos em intervenção grupal. Encontro: Revista de Psicologia, v.
, n. 26, p. 47-63, 2014.
Molon, Susana Inês. Notas sobre constituição do sujeito, subjetividade e linguagem.
Psicologia em estudo, v. 16, p. 613-622, 2011.
Oliveira, Francélio Ângelo de; Gomes, Adriana Leite Limaverde. Escolarização de alunos com deficiência no Brasil: uma análise sob a perspectiva dos estudos de Lev Vygotsky: UN ANÁLISIS BAJO LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIOS LEV VYGOTSKY. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 1, n. 9, 2020.
Oliveira, Simone; Santos, Anderson Alves. Contribuições da Neuropsicopedagogia no processo de envelhecimento: prevenção do declínio cognitivo e melhoria de qualidade de vida. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 2, p. 01-11, 2020.
Pinheiro, Vagner de Oliveira; Pinheiro, Moisaniel Oliveira; Pinheiro, Antonia Railheide de Oliveira. A neuropsicopedagogia e a educação escolar na perspectiva da educação inclusiva: elos e paralelos. In: Pinheiro, Moisaniel Oliveira. O diálogo entre a psicopedagogia e os desafios da aprendizagem: identidades, caminhos e abrangências [recurso eletrônico] / Moisaniel Oliveira Pinheiro (Org.) -- Porto Alegre,
RS: Editora Fi, 2019.
Salaberry, Neusa T. Machado. A APAE educadora: na prática de uma unidade da
APAE de Porto Alegre. 2008. 132f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul.
Sales, Filipe. A influência familiar no desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 16, n. 1 e 2, 2017.
Santos, Rosení Alves dos; Silva, Fredson Pereira da. As contribuições da neuropsicopedagogia na arte de aprender e de ensinar com ênfase em dislexia. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. e69101119445-e69101119445, 2021.
Seeger, Mariza Gorette; Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa. Inclusão educacional: a abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 19, n. 1, p. 139-148, 2018.
Silva, Maria Julieta Ferreira da; Cardoso, Fabrício Bruno. A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 37767-37774, 2020.
Silva, Márcia Altina Bonfá da; Mendes, Enicéia Gonçalves. A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à inclusão escolar. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade , v. 1, n. 1, p. 33-56, 20 dez. 2021.
Silveira, Fabiane Ferraz. Intervenções com pais: da alteração das práticas educativas parentais à inclusão de variáveis de contexto. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, p.
-284, 2011.
Simão, Guilherme Faquim; Corrêa, Thiago Henrique Barnabé; Ferrandini, Liliene Maria. Contribuições da Neuropsicopedagogia no Contexto Educacional: um novo olhar para a instituição escolar. Educere et Educare, v. 15, n. 36, 2020.
Tavares, Daniel da Silva et al. INCLUSÃO ESCOLAR, DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA NEUROPSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL. In: Anais. VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2019.
Toledo, Renata Ferraz de; Giatti, Leandro Luiz; Jacobi, Pedro Roberto. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, p. 633-646, 2014.
Vieira-Silva, Marcos. A potência do processo grupal. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 671-688, ago. 2019.
Volobuff, Roberta Ferreira. POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH SEGUNDO ENFOQUE NEUROPSICOPEDAGÓGICO APLICADOS À SALA DE AULA. Revista Artigos. Com, v. 15, p. e3406-e3406, 2020.
Vygotski, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da
educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, v. 37, p. 863-869, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.