A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR DE SERRA TALHADA - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30972

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiências, Transtornos, Ensino Técnico, Ensino Superior

Resumo

Apesar de existirem documentos legais a exemplo de Leis, Decretos e Declarações que tratam da educação como um direito de todo indivíduo, ainda é possível perceber que o acesso e permanência das pessoas com deficiência ou transtornos em instituições de ensino profissionalizante podem ser dificultados por diversos fatores, entre eles a falta de acessibilidade. O presente estudo objetivou investigar a inclusão de pessoas com deficiência ou transtorno nas instituições de ensino superior e técnico, públicas e privadas, em modalidade presencial de Serra Talhada – PE. Adotamos o método de pesquisa survey, caracterizado como um levantamento de dados, utilizando análise quali-quantitativa para podermos descrever o atual cenário. Os resultados indicam que as pessoas com deficiência ou transtornos estão conseguindo chegar ao ensino profissionalizante, mas o quantitativo de pessoas típicas ainda é muito superior. A pesquisa também oportunizou perceber que há um número de matrículas proporcionalmente maior nas instituições públicas; o quantitativo referente à condição de pessoa com deficiência sobressai o de pessoas com transtornos; há um equilíbrio entre homens e mulheres, a maioria desses vieram de escolas públicas e atualmente estão matriculados no período noturno, em cursos da área de humanas. Além disso, evidenciamos que as principais dificuldades enfrentadas no processo de inclusão em Serra Talhada são: a falta de profissional capacitado e a escassez de recursos de acessibilidade para atender as necessidades específicas dos alunos já matriculados, mas especialmente dos que vierem a ingressar.

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Publicado

28-01-2023

Como Citar

ALVES DA SILVA, M. E. .; RAMOS SOUZA PEREIRA, E. P.; CAVALCANTI, L. de P. .; SILVESTRE DE SOUZA, A. D. . A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR DE SERRA TALHADA - PE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 103–127, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30972. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30972. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior