A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30988Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Ensino Superior, Pedagogia, Formação InicialResumo
A garantia do direito à educação no Brasil ainda se constitui como um problema em aberto. O acesso e permanência de estudantes na Educação Básica ao Ensino Superior nem sempre se faz acompanhar da democratização na apropriação de conhecimentos. A formação de professores é elemento essencial nesse processo em prol de uma cultura inclusiva, pois, muitos professores e formadores de professores não se julgam preparados para ensinar todos os alunos. Apresenta-se o aporte teórico a partir de pesquisas recentes sobre o cenário do ensino superior quanto à educação inclusiva, e, em específico, discussões sobre a formação do pedagogo neste contexto. O objetivo é identificar nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia como os futuros professores estão sendo preparados para atuar frente a educação inclusiva. A investigação de caráter qualitativa recorre ao uso do método documental, mapeando a presença de disciplinas da área da Educação Especial nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia de três Universidades públicas do Estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam uma diversidade quanto ao número de disciplinas e carga horária ofertadas nas instituições. Conclui-se que a cultura inclusiva ainda se encontra no limiar entre o atendimento às exigências mínimas da legislação e à iniciativa de formadores responsáveis por esta área nos cursos de formação inicial. Evidenciam-se espaços importantes para potencialização da aprendizagem da docência em articulação com as demais disciplinas dos cursos de licenciatura.
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