A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR

ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30988

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Superior, Pedagogia, Formação Inicial

Resumo

A garantia do direito à educação no Brasil ainda se constitui como um problema em aberto. O acesso e permanência de estudantes na Educação Básica ao Ensino Superior nem sempre se faz acompanhar da democratização na apropriação de conhecimentos. A formação de professores é elemento essencial nesse processo em prol de uma cultura inclusiva, pois, muitos professores e formadores de professores não se julgam preparados para ensinar todos os alunos. Apresenta-se o aporte teórico a partir de pesquisas recentes sobre o cenário do ensino superior quanto à educação inclusiva, e, em específico, discussões sobre a formação do pedagogo neste contexto. O objetivo é identificar nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia como os futuros professores estão sendo preparados para atuar frente a educação inclusiva. A investigação de caráter qualitativa recorre ao uso do método documental, mapeando a presença de disciplinas da área da Educação Especial nas matrizes curriculares de cursos de Pedagogia de três Universidades públicas do Estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados apontam uma diversidade quanto ao número de disciplinas e carga horária ofertadas nas instituições. Conclui-se que a cultura inclusiva ainda se encontra no limiar entre o atendimento às exigências mínimas da legislação e à iniciativa de formadores responsáveis por esta área nos cursos de formação inicial. Evidenciam-se espaços importantes para potencialização da aprendizagem da docência em articulação com as demais disciplinas dos cursos de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Gomes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Estado Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. Membro do grupo de pesquisa Processo(s) de Gestão Escolar e Formação Docente (PROGEF), (UFMS/CPTL). E-mail: elisangelagms0@gmail.com

Andressa Florcena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– UNESP, Presidente Prudente (Brasil). E-mail: andressa.fg.costa@ufms.br.              

Referências

ABREU, Karina de Kassia. Uma revisão sistemática do ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. 2020. 164 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. Disponível em: RI UFLA: Uma revisão sistemática do ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Acesso em: 24 nov. 2022.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil, Brasília: Presidência da República, [1996].

AUTORA, 2022. Disponível em: XXXXXXXXXXXXXXXX. Acesso em: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

FRANCO, Marco Antônio Melo; SILVA, Marcilene Magalhães da; FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira. O Ensino Superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras On-line, Dourados-MS, v.8, n.22, p.115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048/4736. Acesso em: 24 nov. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORNERO, Ana Cristina de Almeida Coelho. Matemática para alunos com autismo nas séries iniciais: um estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em ensino de Ciências). Universidade do Grande Rio – Prof. José De Souza Herdy, Duque de Caxias, Biblioteca Depositária: Biblioteca Unigranrio. 71f. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30933/1/EnsinoMatemáticaAprendizagem.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos Cedes, Campinas, v.34, n.93, p. 207-224, maio-ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/V9C4DP9Fq9bWBcXszfWsWJC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2022.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna. 2015.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MELO, Jonas da Silva; ALENCAR, Edvonete Souza de. A formação do pedagogo em uma perspectiva inclusiva: análise documental. EDUR – Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gvMjqtg8dQQg5rTFgNfWbcS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2022.

NÓVOA, A. Escolas e professores, proteger, transformar, valorizar. Bahia: SEC/IAT, 2022. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digital-fevereiro-2022.pdf. Acesso em: 03 mai. 2022.

PEREIRA, Mônica Luciana da Silva; BARBOSA, Mayara Lustosa de Oliveira. Ensino e Educação Especial: análise bibliométrica e metassíntese qualitativa da produção científica indexada na base Web of Science. Revista Educação Especial, Santa Maria, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X44283. Acesso em: 24 nov. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

POKER, Rosimar Bertolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica. Marília: Oficina Universitária, 2016.

SILVA, Felipe de Lima. Implicações Teórico-Práticas do Estágio Não obrigatório na formação do Pedagogo: a leitura dos discentes do curso de Pedagogia formados na UFMS/CPTL em 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas, UFMS/CPTL. 142f. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4474. Acesso em: 28 nov. 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VAILLANT, D. & MARCELO, C. Ensinando a ensinar – as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

28-01-2023

Como Citar

GOMES, E.; COSTA, A. F. G. da. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 169–189, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30988. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30988. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior