JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO

Autores

  • José Claudio Matos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Camila Oliveira Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Resumo

Este trabalho examina a concepção de crescimento na filosofia educacional de John Dewey, a partir da interpretação da obra literária O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. A noção de crescimento é um dos pilares fundamentais da filosofia desenvolvida por Dewey no seu tratado Democracia e Educação.  Através das noções de plasticidade e de dependência que são, segundo Dewey, as duas condições do crescimento, é possível analisar a trajetória do personagem Ayrton Lobo no romance, e discutir em que medida esta trajetória representa um processo de crescimento no sentido deweyano do termo. Conclui-se que, por meio da preparação para tomar parte no processo social da comunicação, a experiência de Ayrton Lobo cresce, desenvolve objetivos e hábitos a partir da influência de um ambiente social modificado. Esta reflexão, por dialogar com uma obra literária, põe em destaque aspectos da teoria deweyana da educação, tais como o próprio conceito de crescimento. O resultado é um esclarecimento da função e das relações que este conceito mantém com outros aspectos de sua filosofia, relevantes para o debate acerca da prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudio Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Professor de filosofia da Educação do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Camila Oliveira Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa "Dewey e Dennett: as cocepções de comunicação e de mente no contexto da filosofia da educação".

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

MATOS, J. C.; SILVA, C. O. JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/3151. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino