JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO
Resumen
Este trabalho examina a concepção de crescimento na filosofia educacional de John Dewey, a partir da interpretação da obra literária O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. A noção de crescimento é um dos pilares fundamentais da filosofia desenvolvida por Dewey no seu tratado Democracia e Educação. Através das noções de plasticidade e de dependência que são, segundo Dewey, as duas condições do crescimento, é possível analisar a trajetória do personagem Ayrton Lobo no romance, e discutir em que medida esta trajetória representa um processo de crescimento no sentido deweyano do termo. Conclui-se que, por meio da preparação para tomar parte no processo social da comunicação, a experiência de Ayrton Lobo cresce, desenvolve objetivos e hábitos a partir da influência de um ambiente social modificado. Esta reflexão, por dialogar com uma obra literária, põe em destaque aspectos da teoria deweyana da educação, tais como o próprio conceito de crescimento. O resultado é um esclarecimento da função e das relações que este conceito mantém com outros aspectos de sua filosofia, relevantes para o debate acerca da prática educativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.