A UTILIZAÇÃO DAS TICS NAS AULAS DE HISTÓRIA E PROJETO DE VIDA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33373

Palavras-chave:

História. Projeto de Vida. Tics. Aprendizagem Histórica. Identidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever como nas disciplinas História e Projeto de Vida o uso de tecnologias digitais   das atividades desenvolvidas em uma sala de aula no ano de 2022. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, da circunscrição da 6ª DIREC, contando com a participação de 31 colaboradores. Através do presente relato de experiência foi possível reconhecer como o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação- TIC  para o desenvolvimento da aprendizagem histórica e formação da identidade. Fez-se uso da metodologia Pesquisa-Ação, a pesquisa se desenvolve na estreita relação com uma ação, na perspectiva os participantes não se colocam como sujeitos a serem pesquisados, mas, colaboradores em ação (THIOLLENT, 2004, p. 108). Esse tipo de pesquisa integra o conhecimento, ou seja, teoria a práxis. Em princípio, trabalhamos com questionários utilizando o Google Forms e durante a pesquisa desenvolvemos atividades iniciais para detectar os conhecimentos prévios dos sujeitos, conhecimentos relacionados a História da cidade, bem como o uso das tecnologias digitais e a mídia TikTok no cotidiano deles. Conclui-se, que a partir das atividades desenvolvidas os sujeitos participantes e colaboradores da pesquisa  foram estimulados a desenvolverem a orientação temporal de forma concreta, através de suas narrativas e experiências vivenciadas durante as etapas da pesquisa e, no que concerne a utilização de forma positiva das tecnologias digitais, aumentando seu entendimento do que é considerado histórico em uma cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENVENISTE, Emile. “ A linguagem e a experiência humana”. In: ______. Problemas de Linguagem Geral II. 2ªed.Campinas: Pontes Editores, 2006, p.286.

CARDOSO, Oldimar. Didática da História.In: Ferreira, Marieta de Morais; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora,2019.p 79-84].

CAVALCANTE, M. B. A educação frente às novas tecnologias: Perspectivas e desafios.2012.Disponívelem:scoldrxavierdealmeida.blogspot.com/2012/02/educacao-frente-as-novas-tecnologias.html Acesso em: 20.de março de 2023.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Editora FGV, 2011.

DAMON, William. O que o Jovem quer da Vida? -‐ Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo, Summus Editorial, 2009.

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir “Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre Educação para o Século XXI”. São Paulo: Cortez,2004. 9ª Ed.

FERREIRA, Bruno Pereira. O YouTube Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de História. 2021. 130 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) – Universidade Estadual de Maringá, 2021

FERREIRA, Robson Rubenilson dos Santos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégia metodológica para o ensino de história / Robson Rubenilson dos Santos Ferreira. - João Pessoa, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

Rahim, M. N. (2021). Post-Pandemic of Covid-19 and the Need for Transforming Education 5.0 in Afghanistan Higher Education. Utamax. Journal of

Ultimate Research and Trends in Education, 3 (1), pp. 29-39. Post-Pandemic of Covid-19 and the Need for Transforming Education 5.0 in Afghanistan Higher Education | Utamax : Journal of Ultimate Research and Trends in Education

RÜSEN, J. Consciência histórica como tema da didática da história. Metis-história e cultura.vol.19, n. 38, p. 16-22, 2020.

SILVA, Anderson Rodrigo Tavares. "Mais vídeos, menos textos”: ensino e aprendizagem em História e produções audiovisuais / Anderson Rodrigo Tavares Silva. — 2019.

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.13ª ed. São Paulo:Cortez,2004, 108p. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).

Downloads

Publicado

24-09-2023 — Atualizado em 18-03-2024

Versões

Como Citar

TRINDADE, D.; SOBRINHO, D. M. dos S. .; GARCIA, T. C. M. .; GARCIA, T. F. M. A UTILIZAÇÃO DAS TICS NAS AULAS DE HISTÓRIA E PROJETO DE VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 196–212, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33373. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33373. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional