PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL E USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Suellen Gerlane da silva UFRN
  • Tânia Cristina Meira Garcia UFRN
  • Djanni Martinho dos Santos Sobrinho
  • Túlia Fernanda Meira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33445

Palavras-chave:

TICS. Pedagogia Decolonial. Pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever uma experiência exitosa durante o período pandêmico fazendo uma análise de como as TICS efetivaram o processo de ensino aprendizagem da disciplina de história, juntamente com a perspectiva de uma Pedagogia Decolonial e utilizando-se da ferramenta Google Classroom, onde potencializaram um processo de ensino aprendizagem que protagonizaram o estudante como participante do processo e compartilhamento de conhecimento crítico. Com aportes teóricos como Paulo Freire (1997) em sua pedagógica Critico Social, Luiz Fernandes Oliveira e Vera Candau (2010) em sua proposta e discussão a respeito da Pedagogia Decolonial, antirracista e intercultural, propomos a criação de um Fórum como meio a debates do sistema opressor eurocêntrico durante o século XIX como previsto no componente curricular para as 3 ª série do Ensino Médio. O uso das TICS e as discussões que envolvem os ambientes escolares foram contextualizados por Vani Kenki (2007), Pedro Demo (2008), como também Tânia Garcia e Djani Sobrinho (2014), que dialogam com a utilização dessas ferramentas como caminho democrático para construção de conhecimento significativos nos ambientes acadêmicos e escolares, efetivando o pensamento crítico social como também a flexibilização no processo avaliativo.

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Publicado

24-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

Versões

Como Citar

GERLANE DA SILVA, S.; MEIRA GARCIA, T. C. .; DOS SANTOS SOBRINHO, D. M. .; MEIRA GARCIA, T. F. . PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL E USO DAS TICS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 213–226, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33445. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33445. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional