Esta é uma versão desatualizada publicada em 24-09-2023. Leia a versão mais recente.

APRENDIZAGEM INTERATIVA NA GEOGRAFIA

EXPLORANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO POWERPOINT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33468

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; PowerPoint, recurso digital; TICs.

Resumo

Com a inserção de novas tecnologias e ferramentas em contextos escolares e de ensino, a utilização do uso de PowerPoint tornou-se bastante frequente pelos professores para facilitar as apresentações do seu conteúdo de uma forma dinâmica e visualmente mais atrativa. É perceptível que alguns docentes estão abertos ao novo, e percebem que há uma necessidade de acompanhar os avanços das tecnologias digitais que podem tornar-se aliadas no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar slides produzidos e utilizados por professores de Geografia em sala de aula, de modo a identificar o saber tecnológico destes profissionais, quanto a criação e uso adequado da ferramenta do PowerPoint, na qualidade do seu potencial pedagógico.  No que tange aos aspectos metodológicos, foi utilizado pesquisas bibliográficas que embasam acerca da ferramenta PowerPoint como recurso que disponibiliza funcionalidades para o uso de elementos textuais e audiovisuais. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa documental por meio de uma amostragem de slides selecionados para análise com o suporte de matrizes pré-estabelecidas. O PowerPoint é, portanto, uma das TICs que podem promover uma aprendizagem mais significativa, no entanto, é preciso que o docente alinhe o saber tecnológico e empregue sentido aos princípios pedagógicos inerentes à sua prática de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Freitas, UFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia- (GEOPROF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- (UFRN)

VALQUÍRIA SANTOS, UFRN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia- (GEOPROF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- (UFRN)

DJANNÍ MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, UFRN

Doutor em Educação pela UFRN. 

Tânia Cristina Meira Garcia, UFRN

 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). 

Túlia Fernanda Meira Garcia, UFRN

Doutora em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP).

Referências

BASSO, Ilda; AMARAL, Sergio Ferreira do. Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional. 2006.

BRAGA, Juliana Cristina; MENEZES, Lilian. Objetos de aprendizagem, volume 1: introdução e fundamentos. Juliana Cristina Braga (Org.) Santo André: Editora da UFABC, 2014.

CADENA, Renata; COUTINHO, Solange Galvão. Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides. In: Anais [Pôster] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings. 2015. p. 1276-1282.

CORRÊA, Juliane. Sociedade da informação, globalização e educação a distância. São

Paulo: SENAC, 2007.

DE MAGALHÃES, Pedro Miguel Moura. Uso do PowerPoint na aula de ELE. 2015.

DE OLIVEIRA, Cláudio. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, 2015.

distância. São Paulo: SENAC, 2007.

DO NASCIMENTO, Roseli Gonçalves; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.

IMAGENS NO POWERPOINT, As. Importa-se de repetir…?. Studies in Communication Sciences, v. 7, n. 2, p. 85-98.

LEITE, Werlayne Stuart Soares; RIBEIRO, Carlos Augusto do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. 2012.

MARTINS, Felisbela. Ensinar geografia através de imagens: olhares e práticas. Grandes problemáticas do espaço europeu: diversidade territorial e oportunidades de desenvolvimento num cenário de crise, 2014.

MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005.

SIMIONATO, Ana Carolina et al. Representação, acesso, uso e reuso da imagem digital. 2012.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangrat, 2014.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de informática na Educação, v. 18, n. 02, p. 04, 2010.

Downloads

Publicado

24-09-2023

Versões

Como Citar

FREITAS, N.; SANTOS, V. .; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, D. .; CRISTINA MEIRA GARCIA, T.; FERNANDA MEIRA GARCIA, T. APRENDIZAGEM INTERATIVA NA GEOGRAFIA: EXPLORANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO POWERPOINT. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 261–280, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33468. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33468. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional