POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO

Autores

  • André Luis La Salvia

Resumo

Desde a volta da obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio (Lei nº 11.684 de junho de 2008) estamos diante do desafio de criar e recriar propostas didáticas e propedêuticas para as três séries desse nível de ensino. Neste artigo, procura-se relacionar as teorias de Gilles Deleuze e Feliz Guattari com a proposta de Frederic Cossutta, para explorar a noçáo de pedagogia do conceito noçáo esta que pareceu pertinente para subsidiar a pesquisa e prática do ensino de filosofia. Procurou-se entender o que é a filosofia e a importância do conceito nos sistemas filosóficos e também analisar a estrutura de criaçáo conceitual. O objetivo final é estabelecer um método de estudo e ensino de filosofia baseado na exploraçáo da ideia de que a filosofia cria diferentes conceitos ao longo da sua história e que deve-se ensinar esses conceitos aos alunos do ensino médio, explicitando-lhes suas estruturas e funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-09-2010

Como Citar

SALVIA, A. L. L. POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/407. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino