CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA

Autores

  • Noêmia de Sousa Chaves

Resumo

Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecnologias. Nesse contexto, tanto o ser humano é usado por outros humanos quanto os usa e usa a natureza, tornando-se ao mesmo tempo sujeito e objeto no mundo. Até que ponto somos preparados para responder aos novos desafios postos pelos eventos tecnológicos? De que modo uma educaçáo pragmática pode contribuir para compreendermos de fato o impacto causado pelo distanciamento simbólico do material na vida humana, sobretudo no seu início? A fim de fazer luz a estas perguntas, este artigo tem como objetivo recorrer ao pragmatismo kantiano, o qual consiste em uma metodologia para açáo humana no mundo. No primeiro momento, apresentarei o significado do pragmatismo kantiano, bem como sua relaçáo com a educaçáo. Em seguida, apresentarei a relaçáo do pragmatismo kantiano com as questões levantadas pela bioética. Por fim, demonstrarei como o pragmatismo kantiano pode contribuir na educaçáo do uso que o ser humano faz de si e de outros no mundo, em especial em um mundo marcado pela (bio)tecnologia.

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Publicado

23-09-2010

Como Citar

CHAVES, N. de S. CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/413. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino