CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA
Resumen
Na pauta dos debates atuais em bioética, nos deparamos com problemas que versam sobre questões ambientais, manipulaçáo de células-tronco, reproduçáo humana assistida, entre outros, que desafiam nossa concepçáo simbólica do mundo humano em face do caráter material e dinâmico das novas tecnologias. Nesse contexto, tanto o ser humano é usado por outros humanos quanto os usa e usa a natureza, tornando-se ao mesmo tempo sujeito e objeto no mundo. Até que ponto somos preparados para responder aos novos desafios postos pelos eventos tecnológicos? De que modo uma educaçáo pragmática pode contribuir para compreendermos de fato o impacto causado pelo distanciamento simbólico do material na vida humana, sobretudo no seu início? A fim de fazer luz a estas perguntas, este artigo tem como objetivo recorrer ao pragmatismo kantiano, o qual consiste em uma metodologia para açáo humana no mundo. No primeiro momento, apresentarei o significado do pragmatismo kantiano, bem como sua relaçáo com a educaçáo. Em seguida, apresentarei a relaçáo do pragmatismo kantiano com as questões levantadas pela bioética. Por fim, demonstrarei como o pragmatismo kantiano pode contribuir na educaçáo do uso que o ser humano faz de si e de outros no mundo, em especial em um mundo marcado pela (bio)tecnologia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.