ESTRATÉGIAS TRANSCENDENTAIS DE BITBOL DIANTE DO DESAFIO DA FÍSICA MODERNA

Autores

  • Gabriel Almeida Assumpção UFMG

Resumo

Apresenta-se, em linhas gerais, a leitura que Michel Bitbol empreende da filosofia transcendental levando em conta a mecânica quântica, de modo a possibilitar um diálogo entre Kant e a física moderna. Esse diálogo não necessita se manter preso a todas as concepções kantianas de ciência e de conhecimento, mas pode fazer bom uso de outros recursos que a filosofia crítica oferece. Com isso, ao mesmo tempo, radicaliza-se algumas noções da filosofia kantiana (como a função reguladora das ideias da razão e o simbolismo analógico) e se flexibiliza outras (como o juízo sintético a priori). Serão consultados textos de outros teóricos (Kauark-Leite e Pringe), bem como do próprio Kant. As principais noções tratadas serão: juízo sintético a priori; aparato experimental; dedução transcendental; experimentação; juízo reflexionante; objetivação; objeto; uso regulador; simbolização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Almeida Assumpção, UFMG

Bacharel em Psicologia pela UFMG (2010). Atualmente, é mestrando em Filosofia na linha de História da Filosofia Moderna na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista do CNPQ, dedicando-se aos postulados da razão prática pura em Kant. Tem particular interesse no período do idealismo alemão. Os temas de estudo principais são: felicidade; razão; sumo Bem. Outros autores de seu interesse são Fichte, Schelling, Jung.

Downloads

Publicado

29-05-2014

Como Citar

ASSUMPÇÃO, G. A. ESTRATÉGIAS TRANSCENDENTAIS DE BITBOL DIANTE DO DESAFIO DA FÍSICA MODERNA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 9, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/4623. Acesso em: 26 abr. 2024.