EROS, THANATOS E CIVILIZAÇÃO: QUAL A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE A CIVILIZAÇÃO, EROS E THANATOS?

Autores

  • Daltro Lucena Ulguim FepraxiS - UFPel Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a teoria do instinto de vida e do instinto de morte (Eros e Thanatos) de Freude sua relação com a cultura e civilização. A partir do objetivo geral já é possível colocar o problema a ser resolvido: “Qual a relação que existe entre cultura,civilização e instinto de vida e instinto de morte freudiano?”. A hipótese quer provar que existe uma relação entre cultura, civilização e instintos de vida e de morte, e que pelo menos em parte Freud está correto ao relacioná-los com a vida psicológica do ser social1. Se por hipótese existir essa relação, Freud, como diria Marx não estaria perdido: “Não é cachorro morto”, como se refere a Hegel e sua dialética.

1 Utilizamos o conceito de “ser social” em substituição ao de “ser humano”, no mesmo sentido de: LUKÁCS, Giórgy. Ontologia Del Ser Social: El trabajo. Buenos Aires: Herramienta, 2004. Em razão da objetividade que ele eleva o ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daltro Lucena Ulguim, FepraxiS - UFPel Universidade Federal de Pelotas

Dotorando em Ciência da Educação. Mestre em Ciência da Educação. Especialista em Educação. Mestre em Filosofia. Especialista em Filosofia. Todos pela UFPel - Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Metodologia de Ensino (PUC/RS). Bacharel em Psicologia (UCPel - Universidade católica de Pelotas). Bel em Direito (PUC/RS)

Downloads

Publicado

29-05-2014

Como Citar

ULGUIM, D. L. EROS, THANATOS E CIVILIZAÇÃO: QUAL A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE A CIVILIZAÇÃO, EROS E THANATOS?. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 9, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/4881. Acesso em: 24 abr. 2024.