EROS, THANATOS E CIVILIZAÇÃO: QUAL A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE A CIVILIZAÇÃO, EROS E THANATOS?
Resumen
O presente artigo tem como objetivo investigar a teoria do instinto de vida e do instinto de morte (Eros e Thanatos) de Freude sua relação com a cultura e civilização. A partir do objetivo geral já é possível colocar o problema a ser resolvido: “Qual a relação que existe entre cultura,civilização e instinto de vida e instinto de morte freudiano?”. A hipótese quer provar que existe uma relação entre cultura, civilização e instintos de vida e de morte, e que pelo menos em parte Freud está correto ao relacioná-los com a vida psicológica do ser social1. Se por hipótese existir essa relação, Freud, como diria Marx não estaria perdido: “Não é cachorro morto”, como se refere a Hegel e sua dialética.
1 Utilizamos o conceito de “ser social” em substituição ao de “ser humano”, no mesmo sentido de: LUKÁCS, Giórgy. Ontologia Del Ser Social: El trabajo. Buenos Aires: Herramienta, 2004. Em razão da objetividade que ele eleva o ser humano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.