POR UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA POSSÍVEL

Autores

  • Maria Olinda Pimentel Universidade Federal do Pará

Resumo

O texto em questão traz à discussão a questão da educação científica. Tomando por base sua experiência acadêmica, a autora tematiza dificuldades encontradas por neopesquisadores em suas práticas investigativas. Discute a educação científica na compreensão, principalmente, de Kunn (1979), Bachelard (1999), entre outros, dialogando com o conceito de alienação, com base em Barreiro de Nudler (1974), Sarup (1978) e Meszàros (1981), associado às concepções de interdisciplinaridade de Jantsch e Bianchetti (1995), de complexidade de Morin (2010) e de representações de Lefebvre (1983). Apresenta um quadro de concepções que busca ampliar o campo de visão do pesquisador e enriquecer seu trabalho científico, assim como a sua prática formadora. 

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Publicado

29-05-2014

Como Citar

PIMENTEL, M. O. POR UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA POSSÍVEL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 9, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/4984. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino