MITO E FILOSOFIA: DO HOMO POETICUS

Autores

  • Luiz Carlos Mariano da Rosa Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura

Resumo

Detendo-se na questão do simbólico, que, precedendo e excedendo a razão, se impõe como fundamento da condição de uma existência que não tende a dialogar senão com a possibilidade, o artigo em questão investiga a sua emergência através das formas que se inter-relacionam na constitutividade da realidade (a saber, a linguagem, o mito, a religião), recorrendo à noção do sistema proposto pela leitura de Ernst Cassirer, que instaura um processo que do pertencimento à espécie animal à fala, do mythos ao lógos, acena com a experiência da autoconstrução humana, convergindo para possibilitar, em suma, antes do que o conhecimento do Ser, a sua criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa, Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura

- Escritor, poeta e ensaísta, letrista e articulista; - Teórico da Educação e Filósofo Político; - Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal; - Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR/SP) e Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ); - Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

MARIANO DA ROSA, L. C. MITO E FILOSOFIA: DO HOMO POETICUS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5515. Acesso em: 18 jun. 2024.