ALGUMAS TÁTICAS PARA A ESTRATÉGIA DO FILOSOFAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Helder Félix Pereira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Valquiria Vasconcelos da Piedade Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O presente artigo parte da premissa de que a filosofia no ensino médio é possível a partir da atividade do filosofar. Tal pressuposto remete ao pensamento kantiano e remonta à prática filosófica socrática de que não é possível ensinar o pensamento filosófico, mas o filosofar. Através das observações das aulas de filosofia no Colégio de Aplicação da UFSC e do exercício docente realizado na disciplina de Estágio I, afirma-se que é possível a filosofia no ensino médio na medida em que a entendemos em seu caráter elementar: a atividade de filosofar. E para que esta atividade possa abrir-se ao acontecimento em sala de aula é importante assumi-la como uma estratégia de ensino filosófico no intuito de realizar seu objetivo principal: manter ativo o filosofar. Para isso, algumas táticas são descritas neste ensaio e que podem auxiliar o professor na difícil tarefa e arte de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Félix Pereira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela UFSC e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduando em Filosofia pela UFSC.

Valquiria Vasconcelos da Piedade, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Especialista em Artes pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduanda em Artes Cênicas pela UFSC.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, H. F.; DA PIEDADE, V. V. ALGUMAS TÁTICAS PARA A ESTRATÉGIA DO FILOSOFAR NO ENSINO MÉDIO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5601. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino