O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE

Autores

  • Thaline L. Ribeiro Fontenele

Resumo

A pesquisa bibliográfica procurou sintetizar o papel e os objetivos da educaçáo desenvolvida na filosofia moral macintyreana. MacIntyre, ao constatar que a sociedade contemporânea tem passado por um sério problema de desordem moral, onde as ações dos sujeitos estáo totalmente desvinculadas de uma base teórica e critérios impessoais, propõe uma Educaçáo Moral nas escolas e universidades para construir critérios e valores para o agir humano, na medida em que, a educaçáo tem como funçáo essencial preparar os indivíduos para uma vida ética, uma vida dentro de uma comunidade que precisa de sujeitos com papéis e funções sociais estabelecidas e claro, com autonomia de pensamento. Apresentando uma educaçáo moral voltada para as virtudes, que engloba a prática, a narrativa de vida singular do sujeito e a tradiçáo. Com um plano de estudos que prioriza estes três pontos e reafirma os objetivos da educaçáo e a funçáo dos professores, MacIntyre inicia uma reflexáo da vida como um todo e de seu significado, ressaltando a importância de uma vida ética, e fazendo com que os membros de uma comunidade sejam instruídos para agirem com liberdade, vontade e consciência de sua responsabilidade moral.

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Publicado

30-09-2010

Como Citar

FONTENELE, T. L. R. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 4, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/563. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino