HIPÓTESES CÉTICAS, HEAVYWEIGHTNESS E INCOGNOSCIBILIDADE CONTINGENTE

Autores

  • Stanley Kreiter Bezerra Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Resumo

O problema do ceticismo e, em particular, da suposta incognoscibilidade de hipóteses céticas, tem um papel importante na epistemologia contemporânea. Inspirado na noção de “incognoscibilidade contingente”, o objetivo deste artigo é propor uma caracterização para as hipóteses céticas e para as “proposições heavyweight”, tomando-as como “proposições contingentemente incognoscíveis”. Essa proposta oferece duas vantagens: (i) fornece subsídios para se compreender porque o conhecimento da verdade de algumas proposições pode ser considerado como fora de nosso alcance cognitivo; (ii) não se compromete com o resultado cético de que é impossível, simpliciter, conhecer até mesmo proposições triviais. Para isso, define-se incognoscibilidade lógica, incognoscibilidade contingente e distingue-se as duas; em seguida, aplica-se tal definição a proposições heavyweight e hipóteses céticas e, por fim, conclui-se por justificar a vantagem de tal abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stanley Kreiter Bezerra Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduação em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia - UFRN-UFPB-UFPE. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Epistemologia, atuando principalmente em epistemologia contemporânea e lógicas epistêmicas. Docente do quadro permanente do IFRN, Campus João Câmara.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

MEDEIROS, S. K. B. HIPÓTESES CÉTICAS, HEAVYWEIGHTNESS E INCOGNOSCIBILIDADE CONTINGENTE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5686. Acesso em: 19 abr. 2024.