KANT E ADORNO: EDUCAÇÃO E AUTONOMIA

Autores

  • victor leandro silva Universidade do Estado do Amazonas
  • daniel richardson de carvalho sena IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Resumo

A autonomia do sujeito, por meio de do exercício da razão crítica, constitui o cerne da reflexão educacional empreendida por Kant, cujas repercussões são percebidas nas proposições adornianas acerca da educação. O presente artigo visa analisar os pontos de intercessão entre as teorias pedagógicas dos dois filósofos, verificando de que modo ambas se articulam e contribuem para a constituição de uma educação emancipatória.

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Biografia do Autor

victor leandro silva, Universidade do Estado do Amazonas

licenciado em Filosofia pela UFAM. Mestre e Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Professor da Universidade do Estado do Amazonas.

daniel richardson de carvalho sena, IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Licenciado em Filosofia pela UFAM. Mestre em Ciência e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Professor de Filosofia pelo IFAM.

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Publicado

12-02-2015

Como Citar

SILVA, victor leandro; SENA, daniel richardson de carvalho. KANT E ADORNO: EDUCAÇÃO E AUTONOMIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6487. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino