A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN

Autores

  • Avelino Aldo Lima Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Patrícia Carla de Macedo Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho, de natureza teórica e interpretativa, objetiva identificar, analisar e problematizar o lugar da Filosofia no currículo das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A fim de efetivar tal meta, parte-se dialeticamente de um cenário mais amplo para um outro mais específico, em quatro momentos. Inicialmente, situa-se a formação docente a partir da ideia de inacabamento, e identificam-se os pressupostos filosóficos presentes no Projeto Pedagógico das licenciaturas e no Projeto Político-Pedagógico da instituição. Caracteriza-se, aí, em linhas gerais, a concepção de Filosofia adotada – bem como de seu papel na construção da identidade do professor. Em seguida, apresenta-se e analisa-se brevemente o denominado Núcleo Epistemológico das matrizes curriculares estudadas, no qual a Filosofia aparece sob a forma de componentes curriculares. Trata-se das disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia da Ciência. Posteriormente, analisa-se e problematiza-se mais demoradamente os imbricamentos destas disciplinas com os objetivos e conteúdos curriculares, relacionando-os com as características dos dois contextos anteriormente apresentados. Com isso, intenta-se constatar intersecções entre o arcabouço filosófico utilizado e a concepção de formação de professores da instituição, do mesmo modo que as implicações daí advindas na trajetória formativa dos licenciandos. Por fim, traçam-se algumas linhas reflexivas e críticas acerca do cenário analisado, com vistas, sobretudo, a apontar avanços, limites, proposições e possíveis transformações no contexto formativo docente à luz de uma matriz filosófica.

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Biografia do Autor

Avelino Aldo Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (2008), mestre em Filosofia pela UFRN (2011) e doutorando em Ciências da Educação pela UFRN e Université Paul Valéry - Montpellier III. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pesquisador do Estesia - Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento e do Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporâneas e Direitos Humanos (NUECS-DH). Interessa-se principalmente por estudos em Filosofia da Educação a partir da filosofia francesa contemporânea. Atualmente, suas atividades de pesquisa se circunscrevem nas interfaces entre corporeidade e subjetivação, fundamentando-se nos pensamentos de Merleau-Ponty e Michel Foucault. Deste foco, desdobram-se temas como filosofias do corpo, experiência, subjetivação, epistemologia, imagem.214

Patrícia Carla de Macedo Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) na Linha de Investigação "Práticas Pedagógicas e Currículo". Atualmente, cursa o Doutorado em Ciências da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Currículo, Formação de Professores e Educação à Distância.215

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Publicado

14-09-2015

Como Citar

LIMA NETO, A. A.; CHAGAS, P. C. de M. A FILOSOFIA NOS ESPELHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DO IFRN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6894. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino