A VISÃO DA FAMÍLIA SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Josiane Miranda Roman Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a função atribuída à creche com base no discurso de famílias com filhos matriculados em uma instituição de Educação Infantil do município de Naviraí/MS. Nesse sentido, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em um estudo exploratório por meio de ações do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Para tanto, recorre a dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com 4 famílias em que os resultados apontaram uma visão assistencialista do atendimento. A experiência do trabalho de campo permite afirmar que é preciso construir um diálogo entre a família e a creche para que a mudança sobre o papel das instituições de educação para a infância incorpore entendimentos mais condizentes e conscientes da importância desse espaço para o desenvolvimento da criança. Da análise de dados concluímos que compete a nós, profissionais da educação, construir iniciativas para uma maior aproximação com a família no sentido de possibilitar a compreensão do fazer pedagógico na Educação Infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente II do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí) concursado na área de "Tópicos Específicos da Educação Pré-Escolar". Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP); Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática. Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CPNV) cadastrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA-FCT/UNESP). Tem experiência na Educação Básica onde atuou como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial (AEE). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Início da Docência. 

Josiane Miranda Roman, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; ROMAN, J. M. A VISÃO DA FAMÍLIA SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7677. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino