MEMÓRIAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES SOBRE O INÍCIO DA DOCÊNCIA
Resumo
O artigo pretende refletir sobre a formação e o ciclo de vida profissional de professores ao caracterizar alguns elementos da trajetória da docência. Nesse sentido, apresentam-se dados de uma pesquisa exploratória desenvolvida em ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /Câmpus Naviraí. Para tanto, o objetivo refere-se à compreensão do processo do início de carreira a partir de histórias de vida de professoras experientes, razão essa que optamos pela abordagem do estudo de memórias docentes. A pesquisa tem um caráter qualitativo de cunho descritivo-analítico, os dados foram coletados por meio de narrativas de duas professoras, sendo uma aposentada e a outra em final de carreira. Os resultados evidenciaram processos de iniciação à docência nos anos 60 e 80, momento em que os professores tinham maior prestígio social, bem como uma participação mais ativa nas decisões escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.