MEMÓRIAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES SOBRE O INÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Marlene Fernandes do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Resumo

O artigo pretende refletir sobre a formação e o ciclo de vida profissional de professores ao caracterizar alguns elementos da trajetória da docência. Nesse sentido, apresentam-se dados de uma pesquisa exploratória desenvolvida em ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /Câmpus Naviraí. Para tanto, o objetivo refere-se à compreensão do processo do início de carreira a partir de histórias de vida de professoras experientes, razão essa que optamos pela abordagem do estudo de memórias docentes. A pesquisa tem um caráter qualitativo de cunho descritivo-analítico, os dados foram coletados por meio de narrativas de duas professoras, sendo uma aposentada e a outra em final de carreira. Os resultados evidenciaram processos de iniciação à docência nos anos 60 e 80, momento em que os professores tinham maior prestígio social, bem como uma participação mais ativa nas decisões escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente II do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí) concursado na área de "Tópicos Específicos da Educação Pré-Escolar". Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP); Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática. Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CPNV) cadastrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA-FCT/UNESP). Tem experiência na Educação Básica onde atuou como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial (AEE). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Início da Docência. 

Marlene Fernandes do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus de Naviraí – e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CNPq).

Downloads

Publicado

14-09-2015

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; LIMA, M. F. do N. MEMÓRIAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES SOBRE O INÍCIO DA DOCÊNCIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7681. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino