O NIILISMO E OS IDEAIS ASCÉTICOS NA TERCEIRA DISSERTAÇÃO DA GENEALOGIA DA MORAL

Autores

  • Sergio Fernando Maciel Corrêa Doutorando em Filosofia pela UNISINOS, São Leopoldo - RS. Professor de Filosofia do Instituto Federal Catarinense Campus Videira - SC.

Resumo

Nietzsche é amplamente conhecido por sua crítica à moral. Neste artigo trataremos da crítica ao aspecto formativo que a moral assume na modernidade. Na perspectiva do filósofo há incompatibilidade entre o projeto de sujeito moral e as pulsões psicossomáticas do indivíduo a ser formado. Por isso a negação das pulsões vitais se efetiva por meio dos ideais ascéticos, conceito forjado e discutido na Terceira Dissertação de Para a Genealogia da Moral. A consequência é a doença da cultura ou o niilismo em seu sentido negativo. No texto abordamos, em primeiro lugar, a tensão entre os valores morais e as pulsões e a decorrente auto supressão da moral. Após, tratamos do sacerdote ascético e de como ele exerce as suas funções na cultura. Por fim, apresentaremos a ciência como a continuidade dos ideais ascéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Fernando Maciel Corrêa, Doutorando em Filosofia pela UNISINOS, São Leopoldo - RS. Professor de Filosofia do Instituto Federal Catarinense Campus Videira - SC.

Atualmente é professor da Carreira EBTT no IFC, Instituto Federal Catarinense - Campus Videira, SC. É também doutorando em Filosofia Social e Política pela Unisinos com pesquisas em andamento em Nietzsche, Foucault e Agamben. Participa do Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade da Unisinos, sob a orientação do prof. Dr. Castor Ruiz. Tem experiência na área de Ética, Filosofia Política e Educação: Gestão Escolar. Atuou como professor de Filosofia no Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Santa Catarina entre 2007 e 2011. Possui licenciatura plena em filosofia(2006). É especialista em Gestão Escolar (2008). Mestre em Filosofia - área de concentração: ética e filosofia política (2014).Membro do Grupo de Estudos Nietzsche - UFPel: GENPel.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

CORRÊA, S. F. M. O NIILISMO E OS IDEAIS ASCÉTICOS NA TERCEIRA DISSERTAÇÃO DA GENEALOGIA DA MORAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8597. Acesso em: 19 abr. 2024.