O SIGNIFICADO DAS QUESTÕES ÉTICO-MORAIS PARA MARX.

  • Leonam Lucas Nogueira Cunha Graduando em direito pela UFRN.
  • Maria Cristina Longo Cardoso Dias Graduação, mestrado e doutorado em filosofia pela USP. Professora Adjunta do departamento de filosofia da UFRN.

Resumo

Esta pesquisa fixou-se no estudo de como a moral e a ética são entendidas por Karl Marx, efetivando-se o aprofundamento possível que este tema oferece dentro do pensamento marxiano já que este campo é muito indiretamente referido por nosso filósofo. A pergunta inicial da pesquisa era “é possível mencionar ética marxiana?”, se sim, “o que seria ética/moral para Marx?”. A partir da leitura e debate de textos pertinentes ao estudo, o norte que foi encontrado, a título de conceituação dos termos ética/moral (dentro desta perspectiva), foi o de caminhar de acordo com a forma geral de Marx pensar a realidade, isto é, por meio de sua justificada escolha metodológica – qual seja, o materialismo-histórico. Aqui será apresentado todo o percurso que foi traspassado para chegar-se à postulação de uma moral antiburguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
31-03-2016
Como Citar
NOGUEIRA CUNHA, L. L.; LONGO CARDOSO DIAS, M. C. O SIGNIFICADO DAS QUESTÕES ÉTICO-MORAIS PARA MARX. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, n. 13, 31 mar. 2016.