EDUCAR PARA QUÊ? OBSERVAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO E CULTURA A PARTIR DO PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE

Autores

  • Luciana da Costa Dias Programa de Pós graduação em Filosofia Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação a partir da obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, escrita por Friedrich Nietzsche em 1874. Sendo Nietzsche um filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos, foi um profundo crítico de sua época e, como tal, não poderia deixar de refletir também sobre a educação e as grandes mudanças e desafios que esta enfrentava em sua época. A metodologia aqui utilizada é a da revisão bibliográfica. Contudo, mais do que uma exposição sistemática e pontual do texto central a ser discutido, pretende-se explorar a relação entre a educação e a cultura na perspectiva de outros elementos relevantes presentes à obra de Nietzsche como um todo e que se mostram fundamentais para o pleno entendimento da crítica realizada, uma vez que não se pode perder de vista que a contribuição de Nietzsche para pensar a educação se põe na esteira de sua crítica à Modernidade e à decadência da cultura ocidental como um todo, que ele considera enfraquecida em seus instintos. Como alcançaremos, sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito da prática educativa, a qual ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que seu discurso se constrói a partir de uma visão extremamente crítica ao surgimento do ensino profissionalizante na Alemanha do período. 

191

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Costa Dias, Programa de Pós graduação em Filosofia Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua como Professora Adjunta de Teoria da Arte e Estética Teatral no Departamento de Artes Cênicas (DEART/IFAC) da UFOP, no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e no Programa de Pós Graduação em Filosofia da Arte e Estética (PGFIL), ambos do. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IFAC / UFOP). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: “APORIA: Núcleo de Estudos em Filosofia e Artes da Cena (líder)”, do qual é fundadora. Entre 2007 e 2008, desenvolveu parte dos estudos do doutoramento, com bolsa DAAD, na Freiburg Universität, sob orientação do Prof. Dr. Günther Figal. É ainda Bacharel, Licenciada e mestre em Filosofia pela UERJ, além de ter ampla formação em artes visuais, pintura, teatro e história da arte pela EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Sua área de pesquisa principal é Filosofia da Arte e Estética Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte e Histórica da filosofia; Crise da Modernidade e Niilismo; Metafísica.190

Downloads

Publicado

31-10-2016

Como Citar

DA COSTA DIAS, L. EDUCAR PARA QUÊ? OBSERVAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO E CULTURA A PARTIR DO PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9058. Acesso em: 26 abr. 2024.