A CRÍTICA DA MODERNIDADE E CRISE DOS PARADIGMAS REVISITADAS: CONSTRUÇÃO COLETIVA COMO ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Albino Alves Simione Universidade Federal de Minas Gerais
  • Osiris da Cunha Fernades Faculdade Santa Helena - Recife

Resumo

O paradigma da ciência moderna se estabeleceu como hegemônico no processo de explicação dos problemas da sociedade e principal via de produção de conhecimento científico no século XVIII. No entanto, as diversas transformações no universo social e nas visões de mundo registradas, sobretudo a partir das últimas décadas do século XIX e vigentes até meados do século XX, geraram no campo da ciência o que se denominou de “crise do paradigma da modernidade”. À luz das contribuições teóricas de Boaventura de Souza Santos (1988; 2000), resgata-se neste trabalho os argumentos da crítica constituída à forma de produção de conhecimento modernista, a partir do delineamento das concepções que defendem a utilização de novas alternativas de pesquisa baseadas na abordagem da construção coletiva, considerada nominalista, antipositivista, voluntarista e ideográfica, que vê o mundo como um processo emergente que é criado pelos indivíduos. Adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, sustentada na revisão de literatura de estudos contemporâneos que abordam a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albino Alves Simione, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Organizacional e Governança no Setor Público. Graduado em Administração Pública pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), Moçambique.

Osiris da Cunha Fernades, Faculdade Santa Helena - Recife

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, Brasil, Mestre em Gestão de Turismo pela Beijing International Studies University (BISU), em Beijing, China, e Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife, Brasil. Pesquisador do Locus de Investigação em Economia Criativa da UFPE e professor da Faculdade Santa Helena, atuando nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Agenda de estudos e pesquisas atualmente está focada em: Gestão da Inovação; E-government; Empreendedorismo Público; Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso; Estudos Culturais.

Downloads

Publicado

31-10-2016

Como Citar

SIMIONE, A. A.; FERNADES, O. da C. A CRÍTICA DA MODERNIDADE E CRISE DOS PARADIGMAS REVISITADAS: CONSTRUÇÃO COLETIVA COMO ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9061. Acesso em: 28 mar. 2024.